|
|
|
|
|
– 25-07-2006 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] |
Ocean�rio de Lisboa lan�a campanha de sensibiliza��o sobre as pescasLisboa, 24 Jul Dirigida a crian�as e adultos, está instalada � entrada do Ocean�rio, até ao dia 30 de Julho, uma pequena exposi��o interactiva, com informação sobre o risco de extin��o em que se encontram várias especies de peixes e perceber como se trabalha na pesca tradicional. Uma banca de peixe "recomendado", simbolizado por miniaturas que demonstram qual o tamanho e especies do peixe que se devem comer, h� dois artesãos que explicam e fabricam no local as redes de pesca, e um costureiro de aventais tradicionais. A iniciativa contou com a colabora��o do Museu do Mar, em Cascais, que "recrutou" estes profissionais da área, que, além de demonstrarem as suas aptid�es, contam as suas experi�ncias de uma vida ligada ao mar, como explicou � Lusa a peixeira Maria da Concei��o Parracho, do Mercado de Cascais. A campanha de sensibiliza��o come�ou j� em Maio – quando foi desenvolvido o folheto SOS Oceanos, com a colabora��o do Instituto de Investiga��o das Pescas e do Mar (Ipimar). O folheto � entregue a todos os visitantes do Ocean�rio e explica quais as especies piscatérias de categoria verde ("melhor escolha"), amarela (a "alternativa") e a vermelha (a "evitar"). "O nosso sonho era mesmo que as pessoas levassem o folheto antes de comprarem peixe no supermercado ou quando forem a um restaurante", como explicou � Lusa Jo�o Correia, do Departamento de Marketing do Ocean�rio de Lisboa. Jo�o Correia exemplificou com o caso do bacalhau da Terra Nova, que considera "uma luta perdida" dada a sua tradi��o na gastronomia portuguesa. "Apesar de não podermos pedir �s pessoas que deixem de comer bacalhau, o facto � que, daqui a poucos anos, esta j� não vai existir", referiu. A sensibiliza��o pretendida pela campanha SOS Oceanos passou Também pela montagem de um recife de coral morto, em exposi��o na entrada do Ocean�rio, a partir de material apreendido pelas autoridades alfandeg�rias h� cerca de 10 anos, agora aproveitado para "sensibilizar as pessoas para o com�rcio ilegal de coral". A instituição lan�ar� mais uma iniciativa no ambito desta campanha em Agosto, com a limpeza do fundo da praia de são Pedro do Estoril. O respons�vel do Ocean�rio revelou � Lusa que esta campanha durar� até Setembro, m�s em que será lan�ada uma nova ac��o por parte do Ocean�rio, que permitirá aos visitantes conhecerem os bastidores do grande aqu�rio.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |