O dia 1 de junho é desde 2001 o Dia Mundial do Leite, uma iniciativa da FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. O leite e seus derivados desempenham um papel fundamental na nutrição e no desenvolvimento humano saudável ao longo da vida, mas especialmente na infância. Alimentos de origem animal, incluindo leite, estão associados a melhor crescimento, desempenho cognitivo e desenvolvimento motor entre as crianças.
O setor de laticínios está comprometido com uma produção ambientalmente responsável e não é um contribuinte importante para as emissões globais de GEE (Gases de efeito de Estufa), pois contribui com menos de 3% dos GEE e este carbono libertado foi antes captado pelas plantas cultivadas pelos agricultores. Além disso, as vacas leiteiras são recicladoras, transformando os caules de milho, trigo, ervas e subprodutos dos biocombustíveis e da alimentação humana em proteína de alta qualidade para consumo humano.
Devido à pandemia, não podemos celebrar em 2021 o dia do leite recebendo crianças nas nossas quintas e vacarias ou organizando workshops sobre o queijo fresco nas escolas, mas continuamos a trabalhar a terra, a cuidar dos animais e disponíveis para comunicar, mesmo que à distância. Neste sentido lançámos um passatempo para envolver as crianças, professores e pais. Desafiámos cada turma ou grupo a fazer um desenho a relacionar o dia do leite com o Dia Mundial da Criança.
Os 50 desenhos de 34 escolas e ATL participantes estão agora publicados na página do Facebook do Projeto “Leite é Vida”. A votação decorrerá até às 21h00 do dia 30 de maio. Os três desenhos com mais “gostos” terão como prémio material desportivo, um trator de pedais, material escolar e, claro, todos receberão produtos lácteos. Obrigado a todos os que participaram, colaboraram, celebram connosco e confiam no nosso trabalho de todos os dias!