O PAC-TO, novo projeto liderado pela INOVA+ e co-financiado pela União Europeia, acaba de ser lançado oficialmente.
Com início em agosto de 2024 e término a 31 de julho de 2025, o projeto irá desenvolver diversas ações e atividades de disseminação em todo o território português. Com o objetivo de sensibilizar o público e melhorar a perceção da Política Agrícola Comum (PAC), com especial destaque para as estratégias de sustentabilidade da União Europeia (UE), a resiliência a longo prazo do setor agrícola, a importância da PAC na certificação de produtos alimentares de qualidade e o apoio aos agricultores, os eventos PAC-TO terão uma abordagem participativa de mãos na massa, promovendo processos de aprendizagem baseados em novas metodologias cooperativas e criativas.
Criada em 1962, a PAC é a política da UE mais antiga ainda em vigor e desempenha um papel crucial na consolidação da agricultura europeia. Os seus principais objetivos passam por produzir alimentos seguros, de elevada qualidade e a preços acessíveis para os cidadãos da UE, assegurar um nível de vida equitativo aos agricultores, preservar os recursos naturais e respeitar o ambiente. De modo a enfrentar os desafios atuais, esta política tem vindo a sofrer várias reformas resultando na Nova PAC que entrou em vigor a janeiro de 2023. Nesta nova reforma, foram definidos os seguintes objetivos:
O PAC-TO dá continuidade aos esforços iniciados com as iniciativas FUTURAGRI, Greenlight e GreenlightPlus, também coordenados pela INOVA+. Nesta fase inicial, a equipa está empenhada em expandir a sua Rede de Cooperação, convidando entidades nacionais e internacionais a participarem desta iniciativa. As entidades parceiras poderão beneficiar de várias vantagens, incluindo:
- Divulgação gratuita no website do projeto;
- Colaboração na organização de atividades de disseminação da PAC;
- Acesso a um público-alvo mais amplo e novas parcerias;
- Participação em futuros projetos coordenados pela INOVA+;
- Promoção de produtos, processos e projetos;
- Acesso prioritário a notícias e eventos do projeto.
Espera-se que os membros da Rede de Cooperação participem ativamente e auxiliem na disseminação das atividades e recursos do projeto, ampliando assim seu impacto e alcance.
Nos próximos meses, a equipa do projeto irá desenvolver uma série de recursos informativos e organizar diversas ações de disseminação. Entre as atividades programadas, destacam-se:
- Atividades lúdico-pedagógicas para jovens e estudantes;
- Ações de disseminação da PAC em mercados municipais;
- Participação em feiras agrícolas e eventos temáticos;
- Webinários com especialistas e técnicos do setor agrícola;
A equipa convida todas as entidades e indivíduos interessados a juntarem-se ao projeto, contribuindo para uma disseminação efetiva da Nova PAC. Acompanhe as novidades e informações detalhadas em breve no nosso website: www.pac-to.eu e siga-nos nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube).
Fonte: Projeto PAC-TO