​Lançamento do livro “As Plantas e a Alimentação Mundial” Prof. Mendes Ferrão – 26 de novembro

​Lançamento do livro “As Plantas e a Alimentação Mundial” Prof. Mendes Ferrão – 26 de novembro

A apresentação do Livro do ​Prof. Mendes Ferrão será emitida online, a partir da página da FFMS.

Data: 26 Novembro 2020  ::  21h00 – 22h00
Local: Fundação Francisco Manuel dos Santos – FFMS Live :: Assista a partir da página FFMS, aqui

PROGRAMA

21h00
Apresentação do livro: As Plantas e a Alimentação Mundial
Oradores: Helena Freitas e Luís Mendonça de Carvalho
Moderadores: Alexandra Prado Coelho

Entre numa viagem pelo mundo vegetal e pela variedade de plantas de todo o mundo que deixaram raízes na identidade colectiva nacional, retratados neste livro de José Eduardo Mendes Ferrão.

Uma conversa digital sobre plantas, alimentação e a necessidade gerir melhor os recursos que o planeta oferece. Com o biólogo Luís Mendonça de Carvalho e a professora e investigadora de ecologia Helena Freitas. A moderação é da jornalista Alexandra Prado Coelho.

José Eduardo Mendes Ferrão. Professor catedrático jubilado de Agronomia Tropical (ISA-UTL) e da docência de pós-graduação da Universidade Católica Portuguesa. Foi Secretário de Estado da Agricultura, Presidente da Comissão Nacional da FAO, colaborador do Instituto de Investigação Científica Tropical como Diretor do Departamento de Ciências Agrárias e do Centro de Estudos de Produção e Tecnologia Agrícolas. É membro honorário da Académie Royale des Sciences d’Outre-Mer (Bélgica) e Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Integrou o Núcleo de Especialistas que efetuou o estudo sobre Oleaginosas do Ultramar Português e foi a personalidade de 2012 agraciada com o Prémio “Scientific Award Ethnobotany 2012”, atribuído por “Friends, The University for Peace Foundation”. É autor de várias centenas de trabalhos de investigação, técnicos e de divulgação, publicados no país e no estrangeiro, nomeadamente na área das Ciências Agrárias Tropicais.

Vindas do Oriente, de África ou das Américas, muitas e várias plantas criaram raízes na nossa identidade colectiva. Este livro é uma viagem por todos esses mundos vegetais, novos e velhos, e um alerta para a necessidade de sabermos gerir os recursos alimentares do planeta de uma forma justa, racional e equilibrada. 

Conheça as plantas que chegaram do Oriente ou das Américas e se tornaram parte da identidade nacional, num livro onde deixa alertas para a urgência de gerirmos de forma justa e equilibrada os imensos recursos alimentares que o planeta oferece. Encadernado em tecido e com ilustrações e fotografias de época, este livro único está já disponível na loja online da FMMS.

Mais informação sobre este Livro, aqui.

Comente este artigo
Anterior Produção nacional responde à chamada e mostra-se num momento difícil - 26 de novembro
Próximo III Sessão Pública da Estratégia Nacional para Agricultura Biológica - 27 de novembro

Artigos relacionados

Últimas

Agricultura é responsável por 70% do trabalho infantil

70% das crianças que trabalham estão no setor da agricultura, um aumento de 12% (+10 milhões) desde 2012. De acordo com dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), […]

Nacional

Candidaturas ao VITIS 2020/2021 abertas até 15 de Novembro

O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas relembra que as candidaturas ao Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha (VITIS), […]

Últimas

Incêndios. Proibição de trabalho agrícola debaixo de fogo

PSD e Iniciativa Liberal questionaram o Executivo sobre a proporcionalidade da proibição das atividades agrícolas, sobretudo em […]