O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, assinalou hoje o lançamento do lote de café dos Açores, da Delta, e definiu o momento como o de aposta em sinergia na “excelência, distinção e diferenciação”.
Falando em Lisboa, no lançamento do produto, o governante mostrou-se orgulho com a “excelência inata” do café.
“Quando estamos associados aos melhores, estou convencido que teremos sucesso”, prosseguiu, lembrando que o caminho a percorrer será sempre o da qualidade e não da massificação.
Na sua intervenção, perante diversos açorianos e representantes da Delta, José Manuel Bolieiro evocou o Comendador Rui Nabeiro, num momento que motivou o aplauso da sala.
O Presidente do Governo provou depois o café dos Açores – com o lançamento do lote de café dos Açores, à venda nas lojas Delta The Coffee House Experience de Lisboa e Porto, a Delta Cafés, a Associação de Produtores Açorianos de Café (APAC) e o Governo Regional dos Açores estão agora em vias de celebrar um protocolo de experimentação de novas variedades de café na região Autónoma dos Açores que irá permitir o desenvolvimento futuro do café na Região, acelerando a produtividade, qualidade e viabilidade económica.
A mais recente novidade da Delta resulta do trabalho de cooperação que vem sendo desenvolvido entre a empresa, a APAC e o Governo Regional dos Açores, com o objetivo de promover e dar a conhecer o café dos Açores, difundir conhecimento sobre esta cultura e responder ao interesse que a sua produção tem suscitado, visando criar as condições para certificar a região como a primeira produtora de café na Europa.
Nos primeiros anos o projeto centrou-se na avaliação e na melhoria de todos os aspetos envolvidos na produção, transformação e comercialização de café dos Açores tendo como principal objetivo unir e fortalecer os produtores de modo a estimular fortemente o desenvolvimento da cafeicultura desta região.
Nota enviada pelo Governo Regional dos Açores.