José Mateus Ginó: Morreu o presidente executivo da Fundação Eugénio de Almeida

O presidente do conselho executivo da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), José Mateus Ginó, morreu ontem,6 de Agosto, não resistindo a doença prolongada.

O conselho de administração da FEA diz em comunicado que “neste momento de sentida tristeza”, expressa “público reconhecimento pela sua capacidade profissional, espírito de entrega, dedicação e serviço à Fundação Eugénio de Almeida e, recordando com renovado apreço o seu profícuo trajecto profissional iniciado em 1999 que agora terminou como presidente do conselho executivo, apresenta sentidas condolências à família enlutada”.

Um agrícola gestor

Formado em Engenharia da Produção Agrícola e em Gestão Comercial e Marketing, José Mateus Ginó era ainda Pós-Graduado em Contabilidade e Finanças para não Financeiros. E mestre em Viticultura e Enologia.

Iniciou, em 1991, a sua carreira profissional na Comissão Vitivinícola Regional Alentejana onde exerceu funções técnicas na área da vitivinicultura e, mais tarde, de marketing e comunicação dos Vinhos do Alentejo.

Integrou o grupo de trabalho do programa “Ouverture” (Reseau Européen de Tourisme) da Comissão Europeia, que veio a dinamizar as várias Rotas dos Vinhos na Europa.

Jovens Enófilos do Alentejo

Foi fundador da Associação dos Jovens Enófilos do Alentejo, à qual presidiu durante os primeiros 6 anos de existência.

Em 1999 ingressou na Fundação Eugénio de Almeida, como assessor comercial do conselho de administração, e em 2003 assumiu a liderança da direcção comercial.

Integrava ainda o conselho de administração da Viborel – Distribuição.

Era presidente do conselho executivo da FEA desde Março de 2017.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Até 31 de Julho registaram-se 6.498 incêndios rurais. Arderam 23.913 hectares
Próximo Conduzir e Operar com o Trator em Segurança para Técnicos - 17 de setembro - Beja

Artigos relacionados

Nacional

Ministro da Agricultura operado e substituído 3 semanas por Secretário de Estado

[Fonte: JM Madeira]

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, foi submetido “com êxito” a uma cirurgia preventiva e durante o período de convalescença, […]

Últimas

Qual o contributo das florestas ribeirinhas mediterrânicas na retenção de carbono?

As florestas ribeirinhas são importantes sumidouros de carbono na mitigação dos efeitos das alterações climáticas. Um trabalho do Centro de Estudos Florestais, do Instituto Superior de Agronomia […]

Dossiers

Oferta de emprego – Farm Manager – Engenheiro Agrónomo – Odemira

The Summer Berry Company (TSBC) – procura, com urgência, um Farm Manager – frutos vermelhos para a nova quinta em Almograve. […]