Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa – PAC pós 2020 e Agricultura Tradicional – 20 de julho – Lousada

Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa – PAC pós 2020 e Agricultura Tradicional – 20 de julho – Lousada

[Fonte: Confagri] A CONFAGRI associa-se à 4ª edição das Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa, uma iniciativa que decorrerá no próximo sábado, dia 20 de Julho, pelas 9h30, na Cooperativa Agrícola de Lousada.

Para além da Cooperativa Agrícola de Lousada, as Jornadas, que se realizam anualmente, envolvem as Cooperativas Agrícolas de Felgueiras, Paredes, Paços de Ferreira e Penafiel. A organização da edição de 2019 é da responsabilidade da Cooperativa anfitriã.

As cinco cooperativas, que abrangem mais de 3.000 cooperantes, onde predominam os pequenos agricultores, juntaram-se com o intuito de sensibilizar para a importância do Cooperativismo na agricultura familiar que marca esta região, fazendo o diagnóstico, ultrapassando os desafios e aproveitando as oportunidades desta atividade no Vale do Sousa de forma mais capacitada.

A abertura das Jornadas está prevista para as 9h30, pela Vereadora da Câmara Municipal de Lousada, Cristina Moreira e pela Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves.

Segue-se, às 10h00, o 1º Painel, subordinado ao tema Política Agrícola Comum – “PAC pós 2020 – Ponto de Situação”,com moderação de Idalino Leão, Administrador da CONFAGRI, intervenção do Diretor Geral do GPP -Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, Eduardo Diniz e comentários de Arlindo Cunha, Professor Universitário e Ex-ministro da Agricultura.

Às 11h00, teremos o 2.º painel, com o tema “Agricultura Tradicional”, onde Pedro Moreira, professor da Escola Superior Agrária de Coimbra, fará uma exposição sobre o Milho Regional e Broa, e cuja moderação estará a cargo de Carlos Duarte, Engenheiro Agrónomo.

Ainda no 2.º Painel, será abordada a temática Vinha e Enoturismo, comintervenções de Jorge Sousa Pinto e de Rogério Castro, Professor de Viticultura com a moderação de Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV- Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. As Jornadas encerram às 12h00, com a presença do Presidente da Cooperativa Agrícola de Lousada, Francisco Meireles; do Presidente da AGROS, José Capela; do Presidente da CONFAGRI, Comendador Manuel dos Santos Gomes, do Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machadoe do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, culminado com um almoço convívio, às 13h00, em que estarão em evidencia produtos da região do Vale do Sousa, destacando-se a típica broa de milho e os vinhos verdes cooperativos da região.

Comente este artigo
Anterior Ofertas de emprego - Engenheiro Agrónomo - Torres Vedras
Próximo Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa, 20 de Julho. Confagri debate PAC pós 2020

Artigos relacionados

Últimas

Produção nacional responde à chamada e mostra-se num momento difícil – 26 de novembro

Os melhores exemplos de inovação no sector agroindustrial português vão estar amanhã em destaque na apresentação do Prémio Produção Nacional Intermarché, a que o Expresso se associa, […]

Eventos

infowine.forum 2020 completamente digital – 12 a 14 de maio

O infowine.forum 2020 será completamente digital e vai ser transmitido entre 12 a 14 de maio, partilhando com o mundo as últimas novidades e […]

Eventos

VI Feira 100% Agrolimiano online – 15 a 24 de janeiro

A VI Feira 100% Agrolimiano realiza-se entre os dias 15 e 24 de Janeiro de 2021, numa edição especial que vai decorrer ano exclusivamente em modalidade online. […]