No Algarve já se colhem uvas desde meados do mês. Já vai sendo hábito a região começar a colher algumas uvas brancas no final de Julho, mas arrancar a campanha a meio do mês é inédito.
“Começámos esta semana [17 a 21 de Julho]. Temos dois produtores do Sotavento que já começaram a vindima. A temperatura fez com que o ciclo vegetativo da videira e a maturação da uva se adiantassem. Começaram com algumas castas brancas, não todas”, explicou ao Terroir a presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve. Segundo Sara Silva, não é assim tão estranho a campanha arrancar em Julho — “em 2022, começámos ali pelo 27 e 28 de Julho, e era uva para espumante —, mas a meio do mês será algo inédito.
Apesar de a “chuva irregular” que caiu no início do ano não ter chegado às raízes das videiras e de o Algarve estar com “temperaturas acima dos 35 graus desde o final de Junho”, a região prevê um aumento de produção de 8%, um valor médio a que chegou a CVA, que, como sublinha Sara Silva, é sempre uma previsão. “A vinha está num bom estado vegetativo” e, salvo alguma contrariedade nesta recta final, “prevê-se uma campanha com boa qualidade”. “Feitas as contas”, entre vinhas novas (plantadas em 2020 e 2021) já em produção e vinhas mais antigas, “a maioria dos produtores diz que aumentará a produção”, refere a responsável. “Alguns, entre 5% e 20%, mas a média que apontamos para a região é de 8%.”
Presente em sete regiões vitivinícolas, a Casa Santos Lima é um dos produtores que já começaram a vindimar a sul. Com 50 hectares de vinhas […]