Já em contagem decrescente para a Feira Nacional de Agricultura

Já em contagem decrescente para a Feira Nacional de Agricultura

Está prestes a começar a 56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo que se realiza entre os dias 08 e 16 de junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e tem como tema central a “Vinha e o Vinho”.

Além de seminários dedicados ao tema da feira, decorrem várias iniciativas como Cursos de Iniciação à Prova de Vinhos, Provas Temáticas de Vinhos do Porto, Madeira e Moscatel de Setúbal (Org. Associação Portuguesa de Enologia), Masterclass de Vinhos Casta Negra Mole (Org. CVR Algarve), Masterclass de Fernão Pires (CVR Tejo) e Masterclass de Vinhos Velhos (CVR Trás – os – Montes).

Paralelamente, a entrada da Feira Nacional de Agricultura vai contar com uma decoração especialmente preparada para o tema da feira e na qual os visitantes poderão observar alguns dos diferentes tipos de vinha que existem em Portugal.

Comissão Europeia na Feira Nacional de Agricultura

 A FNA 19  vai contar com uma presença da Comissão Europeia nos nove dias do evento, através de um stand institucional no qual os visitantes poderão tomar conhecimento com muitas das atividades que esta instituição realiza. Esta presença também é uma forma de reconhecer a importância do certame e a sua contribuição para a imagem da agricultura portuguesa.

Seminários e Colóquios

Várias representações de associações de agricultores internacionais vindas de Espanha, França, Grécia, Itália, diretores gerais de agricultura da Comissão Europeia, especialistas do setor, dirigentes associativos, entre outros, participam no conjunto de seminários e colóquios técnicos, denominados “Conversas de Agricultura”. Phil Hogan, Comissário Europeu da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, marcará presença na discussão relativa aos “Desafios para os Agricultores e para a Agricultura no Futuro”, organizada pela CAP e que se realiza no dia 14 de junho, pelas 10h00.

11 DE JUNHO

09h30: Contabilidade e Gestão na Atividade Agrícola – Org. CAP/OCC – Auditório
09h30: Poderá a agricultura portuguesa usufruir das Novas Técnicas de Melhoramento? – Org. CIB- Sala Scalabis
10h00: Avaliação da Pegada Hídrica na fileira Vitivinícola – Org. ESAS – Estúdio
14h45: Conversas de Agricultura – Inovação e Competitividade – Org. Agrogarante – Sala Tejo
15h00: Flow Manufacturing – Controlar a produção na Agroindústria” – Org. Foodintech – Estúdio

 12 DE JUNHO

09h30: VIII Seminário – O Futuro dos Jovens Agricultores – Org. CAP – Sala Scalabis
10h00: Ciclo Conferências Produção Pecuária Sustentável
1ª – O Enquadramento das Intervenções no Bem Estar Animal – Org CAP – Sala Tejo
14h30: Galinhas Autóctones: Da Produção à Comercialização – Org. INIAV e AMIBA – Sala Ribatejo
15h00: Estratégia para aumentar a longevidade em vacas leiteiras – Org. Plurivet – Estúdio
16h30: Impacto do encabeçamento e da carga instantânea na utilização da pastagem por bovinos – Org. Plurivet – Estúdio

13 DE JUNHO

09h30: Conversas de Agricultura – A Importância do apoio à manutenção da atividade Agrícola nas Áreas com condicionantes naturais para os objetivos da PAC – Org. CAP – Sala Scalabis

10h00: Conversas de Agricultura – HPDrones – O Potencial dos Drones na Agricultura – Org. HPDrones – Sala Tejo

10h00: Conversas de Agricultura – Instrumentos de adição de valor para o sector vitivinícola – Org. Viniportugal/

PROVID/ADVID – Sala Ribatejo

15h00: Conversas de Agricultura – Instrumentos de adição de valor para o sector vitivinícola – Org. Viniportugal/

PROVID/ADVID – Sala Ribatejo

15h00: Conversas de Agricultura – Apresentação do Projeto: Operation Polinator – Org. CAP – Sala Scalabis

14 DE JUNHO

10h00: Conferência Internacional – Os desafios para os Agricultores e para a Agricultura no Futuro – Org. CAP – Auditório

10h00: Agricultura, Mundo Rural e Estatuto da Agricultura Familiar – Org. CNA – Estúdio

Atividades Equestres em destaque na Feira Nacional de Agricultura

Nos dias 8 e 15 de junho, o Grande Ringue – uma das zonas mais nobres do evento – vai ser palco de um inovador Espetáculo Equestre “O Cavalo na História”, que foi especialmente preparado para esta edição da FNA, e que retrata a evolução do cavalo ao longo os tempos na vida civil, no campo, na guerra e no toureio.

Também neste dia, realce para a Entrega de prémios do 26º Concurso Nacional Oficial das Coudelarias Portuguesas e 9º Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana.

Durante nove dias, outras iniciativas equestres vão estar no centro da ação da Feira Nacional de Agricultura e ocupar um lugar de relevo no evento ao serem realizadas no Grande Ringue.

Tal como em 2018, foi implantada uma pista com um piso técnico adequado à realização das várias actividades equestres que aqui irão decorrer.

Exposição de Maquinaria Agrícola

A exposição de Maquinaria na Feira Nacional de Agricultura é um dos principais sectores do evento que atrai não só os profissionais da área para conhecer as novidades do mercado, mas também muitos outros visitantes impressionados com a dimensão desta exposição que conta com as principais marcas do mercado.
A zona de Maquinaria Agrícola será um espaço privilegiado de promoção e de demonstração para que os interessados possam observar no terreno as principais características destes equipamentos.

Exposição Institucional e Equipamentos

A Feira Nacional de Agricultura também é um espaço reservado a várias organizações do sector como associações, cooperativas agrícolas, instituições e equipamentos, como é o caso da nave B.  Neste espaço os visitantes podem conhecer organizações do sector e empresas de referência neste mercado.

Concursos Nacionais

Os produtos premiados nos Concursos Nacionais, nomeadamente “Os Melhores dos Melhores”, que decorreram entre dezembro e maio, estarão em exposição no Salão Prazer de Provar.
Estas iniciativas foram realizadas em prova cega e tiveram como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.
Cumprindo o objetivo de premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses Feira vai ser palco das cerimónias de entrega de prémios das várias competições.

Salão Prazer de Provar

O Salão Prazer de Provar reúne no mesmo espaço vários produtos de grande qualidade como azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, entre outros bens alimentares. Paralelamente decorrem ações de “Cozinha ao Vivo” com mostras e degustações de produtos ou harmonizações entre Vinhos/Azeites, entre outras atividades, uma forma do consumidor tomar conhecimento e experimentar produtos já confeccionados nem sempre de fácil acesso.
Nesta área, destaque para a zona dedicada ao programa “Portugal Sou Eu”, iniciativa promovida pelo Ministério da Economia e que visa a dinamização e valorização dos produtos portugueses, e na qual irão constar diversas empresas promovendo os seus artigos nacionais.

Mostra Agro – Pecuária

Estará em exposição uma mostra alargada de diferentes raças autóctones bovinas, nacionais e internacionais, assim como dezenas de equinos, representando as principais coudelarias nacionais, suínos de raça bísara e raça alentejana, caprinos e ovinos.
Na edição deste ano os ovinos e os suínos vão concentrar-se num só local, o que permitirá uma maior concentração de efetivos e facilitará a visita do público.
Destaca-se também uma grande exposição de galinhas poedeiras, mostra que contará com mais de 500 exemplares e permitirá aos visitantes observar o comportamento destes animais ao ar livre.

Esta é só uma amostra de um programa recheado de atividades e animação que vai estar patente ao longo de todos os dias da Feira Nacional de Agricultura.

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior Parlamento quer consagrar 17 de Junho como Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios
Próximo Visconde de Borba Rosé, a última novidade da Marcolino Sebo Wines and Oils

Artigos relacionados

Nacional

Sonae Arauco dá “um salto no tempo” na produção florestal

“Dar um salto no tempo”. A Sonae Arauco semeou 100.160 mil sementes seleccionadas a partir de diferentes programas de melhoramento genético de pinheiro-bravo e pinheiro-radiata que adquiriu […]

Nacional

Consumidores querem qualidade nos produtos frescos. Quais são as estratégias da Distribuição?

É consensual que vivemos num mundo globalizado em que as modas e tendências mudam a uma velocidade vertiginosa, mas é também neste mundo que se movimenta um consumidor cada vez mais consciente e informado, […]

Últimas

Autarca de Vila de Rei diz que fogo está impossível de parar

“Parar o incêndio é de todo impossível nesta fase”, disse à Lusa Paulo César, em declarações às 19h45, cerca de cinco horas depois de as chamas terem eclodido na freguesia de Fundada, […]