O PEFC Portugal já tem disponível o calendário da sua oferta formativa para 2024, uma oportunidade para aprofundar ou reciclar os conhecimentos relacionados com o sistema internacional PEFC – Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal.
As ações iniciam-se no dia 21 e 22 de fevereiro, com uma Formação de Gestão Florestal Sustentável – Reciclagem, que incide nas alterações à Norma Portuguesa 4406 introduzidas pela versão 2022. Mas, durante todo o ano, decorrem várias sessões focadas noutros temas, como é o caso da Cadeia de Custódia, uma formação obrigatória para auditar, rever e tomar decisão de certificação.
A formação de Marcas PEFC é ministrada para apoiar proprietários e gestores florestais, empresas, consumidores e outras partes interessadas na identificação e promoção de mercadorias e bens provenientes de florestas geridas de forma sustentável, assim como entidades que pretendam anunciar o seu compromisso com o PEFC. E os cursos de Gestão Florestal Sustentável incidem na nova versão da NP 4406:2022 e respetivas emendas, visando apoiar o processo de transição: todas as entidades devem ter o seu âmbito de acordo com esta norma até 16 de maio de 2025, sendo que após esta data os certificados perdem a sua validade.
Os cursos, que podem ser online – realizados por videoconferência com o apoio de plataformas de e-learning – ou em formato híbrido, têm vagas limitadas e proporcionam um certificado de participação e um certificado de qualificação PEFC, no caso de auditores externos, decisores de certificação e revisores, no âmbito da Formação CdC. Pode consultar o programa de formação aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.