Visa refletir sobre as fontes energéticas no equilíbrio do planeta e debater a biomassa como matéria-prima para gerar energia limpa.
Decorrem até ao final do mês de agosto as inscrições para participar no curso “Energias renováveis: Geração, Operação e Interação de Energia a partir da Biomassa”, organizado pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA). A formação tem a duração de 60 horas e deverá iniciar em novembro, em horário pós-laboral.
Dirigido a colaboradores de empresas com atividades direta ou indiretamente ligadas ao processamento de matérias-primas biomássicas e energia da biomassa, investigadores com interesse em adquirir conhecimentos aplicados, estudantes, proprietários rurais e empresários, o curso visa “demonstrar que a biomassa pode ser utilizada na produção de calor, seja para uso térmico industrial ou para geração de eletricidade” e que “pode também ser transformada em outras formas de energias sólidas (carvão vegetal, briquetes, pellets), líquidas (etanol, biodiesel) e gasosas (biogás, biodigestores)”, lê-se no site do ISA.
O curso vai também abordar a questão da economia social, considerando que a conversão de energia da biomassa pode ser geradora de empregos locais, evitando o despovoamento dos territórios rurais.
O ISA disponibiliza 25 vagas para a realização desta formação, que terá um custo de 450 euros.
O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.