O estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por um anticiclone localizado a norte dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, promovendo uma circulação que vai originar uma subida de temperatura, prolongando a situação meteorológica de tempo quente e seco que tem persistido no interior.
Neste sentido, a partir de dia 9 de agosto, prevê-se uma nova subida generalizada dos valores da temperatura do ar, em especial da máxima, sendo de esperar máximas acima de 30°C na maior parte do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores entre os 35 e 40°C na generalidade do interior. Em muitos destes locais poderão ser ultrapassados 40°C, em especial no interior do Alentejo, nos vales dos rios Tejo e Douro e no nordeste transmontano, sendo esta a região onde se esperam as anomalias mais significativas da temperatura do ar. Prevê-se que na maior parte do território os valores mais elevados da temperatura sejam registados no dia 10.
A temperatura mínima também irá registar uma subida, sendo previstas noites tropicais (mínimas acima de 20°C) em muitos locais do interior e no sotavento algarvio.
Existe uma tendência para uma pequena descida dos valores de temperatura entre os dias 11 e 12, ainda assim mantendo-se o tempo quente no interior do território nos dias seguintes.
O IPMA agravou os Avisos de Tempo Quente para o nível Vermelho nos distritos de Bragança, Vila Real e Guarda para dias 9 e 10. Estes avisos poderão ainda sofrer alterações de acordo com a evolução da situação meteorológica, sendo este comunicado atualizado caso se justifique.