Desde do dia 23 o território continental esteve sob a influência de um centro de ação anticiclónico, de bloqueio, centrado em França que se estendeu em crista à região atlântica entre os Açores e a Madeira. Esta configuração do centro de ação e a circulação que lhe está associada promoveu o transporte de massa de ar quente e seca que condicionou a temperatura do ar no território continental.
Setembro
- dia 30 setembro, valor médio do território continental da temperatura máxima do ar de 33.4°C e valores de temperatura máxima do ar superiores ou iguais a 35°C (dias muito quentes) em cerca de 40 % do território;
Outubro
- dia 1 outubro, valor médio do território continental da temperatura máxima do ar de 32.4°C e valores de temperatura máxima do ar superiores ou iguais a 35°C (dias muito quentes) em cerca de 20 % do território;
- 1, 2 e 3 de outubro foram ultrapassados os maiores valores da temperatura máxima do ar em 15 estações destacando-se o valor mais elevado, 37.7°C registado na estação meteorológica de Alvega.
Realçar que a 4 outubro, 31 estações estão em onda de calor e que esta onda de calor é a sétima do ano, tendo ocorrido 3 na Primavera e 3 no Verão. De acordo com as previsões meteorológicas esta onda de calor poderá prolongar-se até à próxima semana e estender-se a outras regiões do território Continental.