Índice de preços de produtos agrícolas no produtor sobe 15,8% nos suínos

O índice de preços de produtos agrícolas no produtor, em Setembro de 2019, registou uma variação positiva nos suínos (+15,8%) e aves de capoeira (+2,9) e uma diminuição no índice de preços da batata (-33,5%), azeite a granel (-19,2%), ovinos e caprinos (-3,8%), frutos (-3,7%), bovinos (-1,9%), plantas e flores (-1,2%), hortícolas frescos (-0,9%) e ovos (-0,1%).

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2019 do Instituto Nacional de Estatística (INE), em relação ao mês anterior verificou-se um acréscimo no índice de preços da batata (+25,5%), frutos (+2,6%), plantas e flores (+1,9%), ovinos e caprinos (+1,0%) e suínos (+0,6%).

Por outro lado, registou-se um decréscimo no índice de preços do azeite a granel (-5,6%), hortícolas frescos (-2,9%), ovos (-1,4%), aves de capoeira (-0,9%) e bovinos (-0,2%).

Índice de preços dos meios de produção na agricultura

Acrescenta o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2019, que, em Junho de 2019 assistiu-se a um acréscimo de 0,2% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente causado, principalmente, pela evolução do índice de preços dos adubos e correctivos (+3,6%).

Em comparação com o mês anterior verificou-se uma variação negativa de 0,4% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente devida, sobretudo, à evolução do índice de preços das sementes e plantas (-3,0%) e da energia e lubrificantes (-2,9).

No índice de preços dos bens e serviços de investimento registou-se uma variação positiva de 1,6%, devida ao aumento do índice de preços das máquinas de colheita (+2,4%) e das máquinas de cultura (+1,5%); em relação ao mês anterior verificou-se uma variação de +0,3% resultante, sobretudo, da evolução observada nas máquinas de colheita (+1,0%).

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Dois bombeiros acusados de atearem fogos florestais conhecem acórdão esta terça-feira
Próximo Brexit: Ministério da Agricultura francês esclarece controlos sanitários de mercadorias importadas do Reino Unido

Artigos relacionados

Dossiers

“Os montados de sobro proporcionam benefícios à sociedade com um valor médio superior a 1300 €/ha por ano”

Nos últimos anos, a EY desenvolveu para a Corticeira Amorim diversos estudos com vista à avaliação dos impactos ambientais, sociais e económicos da empresa. Enquadrados na […]

Últimas

A Agricultura para lá da COVID-19 – A perspetiva nacional: um desafio crescente – 20 de abril

Ciclo de conferências online, promovido pela AJAP, em parceria com o Crédito Agrícola. Ao longo de 3 semanas, 3 debates com personalidades […]

Últimas

Tudo a postos para as 24H Agricultura Syngenta

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve recebem este fim-de-semana a 4ª edição das 24H Agricultura Syngenta. […]