|
|
|
|
|
– 24-02-2004 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Ind�stria : Nutrinveste vende Triunfo para investir em áreas "priorit�rias"Lisboa, 23 Fev A Nutrinveste vendeu a f�brica de bolachas Triunfo � multinacional United Biscuits para investir noutras empresas do grupo, que actuam em neg�cios considerados priorit�rios, disse � agência Lusa o presidente do grupo, Manuel Alfredo de Mello. "Queremos focar o nosso esfor�o nos neg�cios core [principais] do grupo", afirmou Mello, referindo os ramos de sumos de fruta, �guas e conservas (Compal), caf�s (Nutricaf�s) e azeites e �leos (Alco). A Triunfo � l�der de mercado no segmento de bolachas em Portugal, com uma quota de cerca de 30 por cento, seguida da United Biscuits. O acordo de venda entre o grupo portugu�s e a multinacional brit�nica está fechado, ficando apenas pendente de autoriza��o por parte da Autoridade da Concorr�ncia. Em 2003, a Triunfo facturou perto de 37 milhões de euros, adiantou o presidente do grupo Nutrinveste, que não revelou o valor da transac��o. A Triunfo representa actualmente cerca de sete por cento da factura��o do grupo Nutrinveste, que ascendeu a 616 milhões de euros no ano passado, mais 25,5 por cento do que no ano anterior. O presidente do grupo afirma que a Triunfo � actualmente uma empresa lucrativa, mas os resultados são "desincentivadores". No ano passado, o grupo agro-alimentar obteve resultados antes de juros, impostos, deprecia��es e amortiza��es (EBITDA) de 55 milhões de euros. Desde que o grupo Jorge de Mello comprou a Nutrinveste � "holding" pública IPE, em 1994, a op��o tem sido desinvestir de áreas de neg�cio consideradas não estratégicas. Em 1997, a participa��o na f�brica de massas Nacional, Também comprada ao IPE, foi cedida � EPAC, em troca do controlo da Triunfo. A mais recente área de neg�cio do grupo � a dos caf�s, que passou em 2000 a juntar as participa��es do grupo neste sector, que incluem marcas como Nicola ou Chave d’Ouro. Entre as aquisi��es mais recentes estáo a Tagol (extrac��o e refina��o de soja) e as �guas Frize. Com a venda da Triunfo, Manuel Alfredo de Mello espera financiar a internacionaliza��o das outras empresas do grupo, através de "investimentos industriais" e "parcerias". "Pensamos que ainda este ano seja poss�vel concluir alguns dos investimentos que estamos a estudar, principalmente no plano internacional", afirma o presidente da Nutrinveste. A prioridade, adianta, vai para Espanha, na expectativa de que o maior mercado ib�rico sirva de "trampolim" para outros países europeus.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |