Incêndios: População de Bustelo no concelho de Ovar de regresso a casa

Incêndios: População de Bustelo no concelho de Ovar de regresso a casa

Moradores retirados hoje de suas casas em Bustelo, concelho de Ovar, no distrito de Aveiro, devido a um incêndio, já estão a regressar às habitações, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

“(…) As pessoas começaram a regressar às casas”, declarou o comandante distrital das operações de socorro de Aveiro, António Ribeiro.

Hoje à tarde, o incêndio florestal na freguesia de Válega obrigou à retirada de cerca de 20 famílias de Bustelo, por precaução, a pedido da GNR.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Ovar, João Mesquita, explicou que a medida foi tomada “por precaução” e que as operações de combate ao fogo foram dificultadas pelas condições meteorológicas, já que hoje se fez sentir na região “temperaturas muito altas e vento com alguma intensidade”.

“No caso das casas, foram evacuadas apenas por precaução, para antecipar eventuais problemas, mas agora já flanqueámos o fogo e, com a descida das temperaturas, esperamos que a situação passe a evoluir mais favoravelmente”, declarou João Mesquita.

Cerca das 21:40, o incêndio, que começou às 12:49, estava a ser combatido por 330 operacionais apoiados por 105 viaturas, segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

(Notícia atualizada às 21h50)

Continue a ler este artigo no SAPO 24.

Comente este artigo
Anterior Incêndios: Ministro da Agricultura alerta para risco elevado e apela para cumprimento da lei
Próximo Casas evacuadas em Ovar "por prevenção". Mais de 300 bombeiros combatem fogo

Artigos relacionados

Últimas

Pesadelo em Montalegre: “Os javalis dão cabo de tudo”

Agricultores de Montalegre deixaram de fazer sementeiras, pois já não compensam, e exigem intervenção do Governo. […]

Nacional

João Ponte: Medida excepcional de apoio aos produtores de leite está alinhada com a estratégia de reestruturação do sector

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, 28 de Maio, em Ponta Delgada, que a proposta do Governo dos Açores de atribuição de […]

Nacional

Os novos preconceitos sobre o mundo rural – Cecília Meireles

Enquanto algumas forças políticas continuarem a não compreender que não há ambientalista mais eficaz do que um agricultor responsável, arriscamo-nos a continuar a ter decisões […]