Incêndios: Ministro da Agricultura alerta para risco elevado e apela para cumprimento da lei

Incêndios: Ministro da Agricultura alerta para risco elevado e apela para cumprimento da lei

Luís Capoulas Santos, que participou, com o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, na apresentação de um balanço preliminar do programa conjunto de vigilância preventiva Faunos, na Serra de Santo António, freguesia de Minde, concelho de Alcanena, no distrito de Santarém, afirmou que, a partir de sexta-feira, com o elevar do aviso de alerta, devido ao “grau de secura muito elevado” e ao risco “muito grande” de incêndio, “é absolutamente proibido operar máquinas agrícolas” e fazer queimas ou queimadas.

“Apelo com veemência aos pastores, aos criadores de gado, aos agricultores, a todos aqueles que trabalham no campo com máquinas, com outros equipamentos, que, em dias como este e os que se aproximam, a que cumpram a lei”, disse.

O Governo decidiu hoje declarar a situação de alerta em Portugal continental entre as 00:01 de sexta-feira e as 23:59 de sábado, devido ao “agravamento do risco de incêndio” decorrente do estado do tempo.

A decisão foi tomada por despacho conjunto dos ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que anunciaram a medida em comunicado.

De acordo com as previsões meteorológicas, é esperado até sábado um aumento da intensidade do vento, acompanhado pela continuação de tempo quente e seco.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24.

Anterior Incêndios. Declarada situação de alerta em todo o país na sexta-feira e sábado
Próximo Tetra Pak investiu 80 milhões de euros em embalagens sustentáveis

Artigos relacionados

Últimas

Portugal 2020 convida CIMAA a apresentar candidatura para estudos e relatórios prévios da Barragem do Pisão

[Fonte: Rádio Campanário] Foi publicado no Portugal2020 um Convite específico do Programa Operacional de Assistência Técnica 2020 à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) para apresentação de candidatura para elaboração dos estudos e relatório prévios necessários à concretização do empreendimento de fins múltiplos Barragem do Pisão. […]

Comunicados

Maior transplante de árvores ripícolas do país foi feito em Alqueva

Depois do maior bosque ripícola plantado do país, a EDIA mostra o maior bosque ripícola transplantado […]

Últimas

PME espanhola de pastelaria procura tecnologia que reduza quantidade de açúcar e gordura

Uma pequena e média empresa (PME) espanhola, que produz bolos, biscoitos e especialidades de Natal, está à procura de uma tecnologia ou sistema que permita reduzir a quantidade de açúcar e gordura nos produtos finais sem reduzir as propriedades organolépticas. […]