Incêndios: Ministro da Agricultura alerta para risco elevado e apela para cumprimento da lei

Incêndios: Ministro da Agricultura alerta para risco elevado e apela para cumprimento da lei

Luís Capoulas Santos, que participou, com o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, na apresentação de um balanço preliminar do programa conjunto de vigilância preventiva Faunos, na Serra de Santo António, freguesia de Minde, concelho de Alcanena, no distrito de Santarém, afirmou que, a partir de sexta-feira, com o elevar do aviso de alerta, devido ao “grau de secura muito elevado” e ao risco “muito grande” de incêndio, “é absolutamente proibido operar máquinas agrícolas” e fazer queimas ou queimadas.

“Apelo com veemência aos pastores, aos criadores de gado, aos agricultores, a todos aqueles que trabalham no campo com máquinas, com outros equipamentos, que, em dias como este e os que se aproximam, a que cumpram a lei”, disse.

O Governo decidiu hoje declarar a situação de alerta em Portugal continental entre as 00:01 de sexta-feira e as 23:59 de sábado, devido ao “agravamento do risco de incêndio” decorrente do estado do tempo.

A decisão foi tomada por despacho conjunto dos ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que anunciaram a medida em comunicado.

De acordo com as previsões meteorológicas, é esperado até sábado um aumento da intensidade do vento, acompanhado pela continuação de tempo quente e seco.

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24.

Comente este artigo
Anterior Incêndios. Declarada situação de alerta em todo o país na sexta-feira e sábado
Próximo Incêndios: População de Bustelo no concelho de Ovar de regresso a casa

Artigos relacionados

Nacional

Fundos devem ser atribuídos num prazo de 60 dias, mas chegam ao “mar” com 49 dias de atraso

Os beneficiários do Programa Operacional do Mar têm, em média, as suas candidaturas aprovadas em 109 dias e não nos 60 que estão definidos no Acordo de Parceria que regulamenta o Portugal 2020. […]

Eventos

Webinar: As Florestas e a crise que vivemos: um olhar para além da pandemia – 5 de maio

A Floresta tem estado longe do olhar da sociedade ao longo dos últimos 2 meses. Mas a crise que hoje vivemos, e cujos efeitos tenderão a prolongar-se […]

Últimas

Consultores agrícolas propõem task force para ajudar a elaborar Programa Estratégico da PAC

As consultoras agrícolas Espaço Visual, Consulai, Agro.Ges e TerraProjectos juntaram-se para um webinário, organizado pela Espaço Visual e moderado […]