Incêndios: GNR vai utilizar câmaras portáteis de videovigilância instaladas em ‘drones’

Incêndios: GNR vai utilizar câmaras portáteis de videovigilância instaladas em ‘drones’

O despacho que autoriza a GNR a utilizar 13 câmaras portáteis de videovigilância, instaladas em sistemas de aeronaves não tripuladas (´drones´), para proteção da floresta e deteção de incêndios foi hoje publicado em Diário da Republica.

O despacho, assinado pelo secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, refere que as câmaras de videovigilância em ‘drones’ podem ser utilizadas até 31 de outubro nas áreas florestais dos concelhos e freguesias identificadas como prioritárias e com risco elevado de incêndio rural.

O sistema de videovigilância, que vai ser utilizado pelo Guarda Nacional Republica em coordenação com outras entidades, nomeadamente com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), tem como objetivo “a salvaguarda da segurança das pessoas e bens no âmbito florestal e à melhoria das condições de prevenção e deteção de incêndios florestais”, indica o despacho.

Segundo o Governo, a utilização das câmaras portáteis de videovigilância foi objeto do parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), bem como da ANEPC, que reconheceu que “a videovigilância a partir de sistemas de aeronaves não tripuladas é um meio importante para a prevenção e deteção de incêndios rurais”.

No seguimento das recomendações da CNPD e da ANEPC, as câmaras de videovigilância devem ser objeto de aviso prévio, com especificação da zona abrangida, finalidade e responsável pelo tratamento de dados, não sendo permitida a captação e gravação de som.

Comente este artigo
Anterior Universidade de Évora estuda áreas protegidas no México para proteção de vertebrados
Próximo AJAP designada para comissão de acompanhamento de seguros agrícolas

Artigos relacionados

Sugeridas

Reutilização da água para irrigação agrícola: Conselho adota novas regras

A UE está a tomar novas medidas para reduzir o risco de escassez de água para a rega das culturas. O Conselho adotou hoje, por procedimento […]

Últimas

Live-stream Agroglobal 2020: Os desafios da floresta de produção e a PAC pós-2020 – 9 de setembro – tarde

Live-stream Agroglobal 2020: Os desafios da floresta de produção e a PAC pós-2020 – 9 de setembro – tarde […]

Dossiers

Ferro Rodrigues quer esperança distribuída por todos os portugueses

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, expressou hoje, no Pinhal de Leiria, onde inaugurou um projeto de regeneração florestal que representa o parlamento, o desejo […]