Importância do solo em debate

Importância do solo em debate

A 5 de dezembro de 2019 celebra-se o Dia Mundial do Solo, bem como o quinto aniversário da Parceria Portuguesa para o Solo (PPS), com a realização do seminário “O recurso solo: relevância para Portugal”, que decorrerá no INIAV Quinta do Marquês, em Oeiras.

O dia foi instituído em 2002, pela União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) para celebrar a importância do solo para a humanidade e para refletir sobre o tratamento humano que este recurso natural finito recebe. É por isso indispensável debater a proteção e conservação deste recurso natural, através de uma gestão sustentável do solo.

Assim, o seminário contará com várias sessões, como “Pare a erosão do solo, salve o nosso futuro”, “Divulgação da versão em língua portuguesa das Diretrizes Voluntárias para a Gestão Sustentável dos Solos”, “As Linhas de Orientação para a Gestão Sustentável dos Solos em Portugal: as respostas aos desafios, riscos e ameaças na perspetiva dos stakeholders”, “Desafios para o uso das terras em situações contrastadas – A experiência dos países lusófonos”, “Apresentação da Agenda de Inovação e Investigação para o Solo” e “O solo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na perspetiva dos produtores (SDGs, Stakeholders)” – a mesa redonda em questão, servirá para abordar sistemas sustentáveis de produção de alimentos, o reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e eventos extremos, travar a perda de biodiversidade e melhorar progressivamente a qualidade do solo e da terra.

O encerramento do seminário será realizado pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Newsletter GPP | + Flash nº 37 - novembro 2019
Próximo Sistemas integrados melhoram em até cinco vezes a produtividade de carne

Artigos relacionados

Dossiers

PDR2020: Recursos Genéticos – Conservação e Melhoramento de Recursos Genéticos Florestais

Operação 7.8.5. Recursos Genéticos – Conservação e Melhoramento de Recursos Genéticos Florestais (1º Anúncio) […]

Nacional

Digitização enquanto futuro do sector – 12 de Dezembro 2017- Lisboa

Decorre já no próximo dia 12 de Dezembro no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, um evento gratuito dedicado à  digitização no sector agrícola. […]

Notícias florestas

Paulownia: uma boa alternativa para a nossa floresta?

A Paulownia Tomentosa, espécie permitida em Portugal, é uma árvore de crescimento rápido e as suas utilizações são múltiplas, desde a madeira à biomassa, passando pelo mel e forragem para o gado. José […]