Herdade Maria da Guarda faz do azeite “pioneiro” das obrigações na agricultura

Herdade Maria da Guarda faz do azeite “pioneiro” das obrigações na agricultura

Tem 1,3 milhões de oliveiras e emite empréstimo obrigacionista de 2,5 milhões de euros para financiar plantações em substituição de empréstimos bancários

A Herdade Marida da Guarda lançou um empréstimo obrigacionista de 2,5 milhões de euros. “É uma inovação no sector financeiro”, diz a empresa, assumindo-se como “a primeira PME exclusivamente agrícola a lançar uma emissão de obrigações como forma de financiamento”.

A verba será dividida em duas tranches de 50%, uma para financiar as novas plantações de olival e a aquisição de terra realizadas no ano passado substituindo, o financiamento bancário, e a outra para “ficar como reserva a utilizar no caso de surgirem novas oportunidades”, diz ao Expresso João Cortez de Lobão, proprietário desta herdade de Serpa.

Depois da compra de 100 hectares de terra e da plantação de 180 mil oliveiras, no ano passado, a Herdade Maria da Guarda soma, atualmente, 700 hectares de terra e 1,3 milhões de oliveiras. Em média, colhe e transforma 10 milhões de quilos de azeitona por ano para fazer 2 milhões de kg de azeite, o que equivale a 2% da produção nacional.

Com um volume de negócios de cerca de €5 milhões e 40 trabalhadores, a Herdade decidiu montar o empréstimo obrigacionista em operação privada (Private Placement) dedicado a investidores profissionais, junto do Millenium BCP.

João Cortez de Lobão adianta que a emissão de obrigações “já tem pedidos de subscrição superiores ao montante de obrigações disponível”, mas o valor definido é para manter, até porque a operação é encarada como “um teste de mercado”.

A empresa, um dos maiores produtores de azeite em Portugal, soma já mais de dois séculos de história e destina toda a produção à exportação, tendo garantido, no ano passado, a entrada no mercado americano.

O artigo foi publicado originalmente em Expresso.

Comente este artigo
Anterior La salmonelle, née avec l’agriculture
Próximo Investigadores criam meio de tratar águas residuais com resíduos de eucalipto

Artigos relacionados

Últimas

Setor agrícola em Santa Maria tem feito um percurso de crescimento sustentável

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje que o setor agrícola na ilha de Santa Maria tem feito um percurso de crescimento […]

Últimas

Mais 19 mil animais de carne nos Açores nos últimos 12 anos

Revelou o diretor regional da Agricultura, que destacou a importância crescente do setor da carne nos Açores numa ‘masterclass’ na Terceira

O diretor regional da Agricultura, […]

Nacional

Agricultura deve voltar à agenda política e pública – Ministra

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, considerou hoje, em Lisboa, ser necessário voltar a colocar a agricultura na agenda política e pública, atividade que defendeu ser moderna e […]