Surto está a fazer soar os alarmes um pouco por todo o mundo. “O que mais é preciso acontecer?”, questiona uma das especialistas.
Uma investigação revelou que o vírus que provoca a gripe das aves ‘saltou’ de aves selvagens para visons-americanos, adquirindo a capacidade de transmissão entre mamíferos, o que está a fazer soar alarmes um pouco por todo o mundo.
De acordo com o El País, no início do outono, gaivotas e gansos-patolas mortos pelo ‘influenza H5N1’ apareceram nas praias galegas. Dias depois, no início de outubro, um vison-americano morreu com pneumonia hemorrágica numa quinta de Carral, perto da Corunha, em Espanha.
O caso foi investigado e o estudo do mesmo concluiu que o ‘influenza H5N1’ passou das aves selvagens para os visons-americanos da quinta de produção de peles espanhola e, posteriormente de mamíferos para mamíferos.
O mesmo estudo, liderado por Montserrat Agüero, do Laboratório Central de Veterinária do Ministério da Agricultura e por Isabella Monne, do Instituto Experimental Zooprofilático de Veneza, revelou que os funcionários da empresa, que usam máscara, não foram contagiados.
Segundo os investigadores, o protagonista do surto galego é um vírus altamente patogénico da gripe aviária A […]