Maior marca mundial de vinho do Porto, a Porto Cruz, não se podia esgotar na imagem elegante da mulher de negro. Ao longo de 2022, fundiu as diversas empresas numa nova, a Granvinhos.
Muito poucas pessoas saberão que a La Martiniquaise é o líder mundial no negócio do vinho do Porto. De origem francesa, tem como marca de bandeira o Porto Cruz e a sua feliz imagem da mulher de negro, de Portugal onde o negro é cor, afirma. Menos pessoas saberão ainda que é uma empresa familiar, do Top 10 mundial dos grupos de bebidas e tem como presidente atual Jean Pierre Cayard, filho do fundador.
Num mercado que toda a gente associa às empresas e tradições britânicas pode surpreender saber que é esta a empresa líder, mas tem uma explicação que importa conhecer para saber como evoluem os negócios, os setores. Recorde-se que o vinho do Porto foi produzido no Douro e envelhecido nas caves de Vila Nova de Gaia, durante séculos, e as empresas britânicas, entre outras – comerciantes de granel, engarrafadores e produtores engarrafadores – exportavam-no a granel para os diversos mercados, onde era engarrafado e vendido a consumidores seletos, assim como alguns produtores portugueses.
A partir dos anos 60, a grande distribuição nos países europeus mais desenvolvidos descobriu que, para além dos clientes tradicionais, havia procura para o Vinho do Porto para ser consumido em momentos festivos e celebrações, mas com preços inferiores ao prestígio e perceção do produto. Como resposta, vários operadores, a partir do granel, conseguiram colocar no mercado produtos em que se trocava margem por volume. Foi o que aconteceu em França, onde a La Martiniquaise tinha uma grande rede de supermercados. Com vinhos do Porto estagiados por terceiros e comprados a granel, no entreposto de Gaia, a comerciantes e adegas cooperativas, muitos deles pequenos, até 1975 seguiu o modelo tradicional e engarrafava em Paris. A lógica era trabalhar com grandes volumes, com o grosso da sua oferta ao mercado centrada nas categorias de entrada de gama para as suas lojas.
Seguindo as boas regras do marketing, criou uma marca, desenvolveu uma imagem forte […]