Governo vai estudar população de javalis em Portugal

Governo vai estudar população de javalis em Portugal

O Governo vai avançar com a realização de um estudo sobre a população de javalis em território nacional. O primeiro relatório deverá estar concluído até setembro deste ano.

A medida foi divulgada através de um Despacho do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural que determina que este estudo deverá ser elaborado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e destina-se a determinar a real dimensão e impacto de um alegado aumento da população de javalis e dos eventuais prejuízos daí decorrentes.

“O ICNF elaborará ainda, caso se justifique, um plano de medidas para controlar a população de javalis e minimizar os prejuízos na área agrícola. Para além do ICNF, poderão participar no estudo outras entidades que acompanham esta temática, como é o caso das Direções Regionais de Agricultura e Pescas”, revela ainda o Ministério da Agricultura numa nota enviada às redações.

Os agricultores e proprietários florestais têm pedido, nos últimos meses, várias medidas de controlo da população de javalis em Portugal e dizem estar preocupados com os “avultados e crescentes” prejuízos agrícolas decorrentes do “aumento descontrolado” da população de javalis, pedindo às autoridades que tomem medidas para controlar a praga de javalis.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Seca. Governo vai identificar necessidades de investimento dos agricultores
Próximo Que papel podem ter os agricultores na mitigação e reversão das alterações climáticas? Ovibeja quer dar respostas

Artigos relacionados

Nacional

Produtores de arroz debatem-se com a falta de água na bacia do Sado

Zona hidrográfica está a 25% da capacidade máxima. Produtores de arroz lamentam a inação do Governo.

Nas margens do Sado, […]

Nacional

Vitacress cria cabazes para entrega ao domicílio com vertente solidária

Com o objetivo de promover a alimentação saudável e o bem-estar de todos em tempo de distanciamento físico, a Vitacress – empresa de capital cem […]