Governo prepara linha de crédito de 20 ME para produtores de flores e plantas

Governo prepara linha de crédito de 20 ME para produtores de flores e plantas

O Governo prepara uma linha de crédito até 20 milhões de euros, com juros bonificados, para produtores de flores e plantas ornamentais em dificuldades de tesouraria, devido à pandemia covid-19.

Na versão preliminar do diploma, a que a Lusa teve acesso, o Ministério da Agricultura considera “grave” a situação do mercado do setor da floricultura e das plantas ornamentais, por ter sido “particularmente afetado pela redução acentuada” da procura, em consequência das restrições à circulação impostas pelos Estados-membros e pelo mercado internacional, motivadas pela pandemia.

Os empréstimos bonificados destinam-se à aquisição de fatores de produção e fundo de maneio ou tesouraria, designadamente liquidação de impostos ou pagamento de salários.

O montante global de crédito, a conceder pelo prazo máximo de quatro anos, não pode exceder 20 milhões de euros, enquanto o montante total do empréstimo, por beneficiário, é limitado a 25% do volume de negócios total em 2019 e a 20 mil euros.

Quanto ao financiamento desta medida, a versão preliminar refere ser assegurada por verbas nacionais do orçamento de investimento do Ministério do Agricultura da responsabilidade do IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas.

As medidas para combater a pandemia têm paralisado setores inteiros da economia mundial e levaram o Fundo monetário Internacional (FMI) a fazer previsões de uma queda da economia mundial de 4,9% este ano, arrastada por uma contração de 8% nos Estados Unidos, de 10,2% na zona euro e de 5,8% no Japão.

Os efeitos da pandemia já se refletiram na economia portuguesa no segundo trimestre, com o PIB a cair 16,5% face ao mesmo período de 2019, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Comente este artigo
Anterior China suspende importações de carne de porco da Alemanha 
Próximo Publicada nova legislação de proteção e controlo de pragas vegetais

Artigos relacionados

Dossiers

Câmara de Portalegre assina Protocolo para a cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede com o Fundo Ambiental e o ICNF

Decorreu hoje, dia 3 de julho, na Quinta dos Olhos d’Água, em Marvão, a assinatura de um protocolo de cooperação técnica e financeira, para a […]

Nacional

Espectáculo único: Pomares de Maçã de Alcobaça já estão em flor!

Estamos na Primavera, e os pomares de Maçã de Alcobaça iniciaram o seu ciclo produtivo com a floração. Esta estação do ano marca assim o início do ciclo da macieira. […]

Últimas

Distrital de Beja do PSD vê com muita preocupação redução das medidas agroambientais

A Comissão Politica Distrital do Partido Social Democrata vê com muita preocupação a informação do Ministério da Agricultura no que concerne à […]