Governo concedeu apoios sem precedentes para agricultores afetados pelos incêndios

Governo concedeu apoios sem precedentes para agricultores afetados pelos incêndios

O Governo aprovou já apoios num montante superior a 58 milhões de euros, beneficiando 23.262 agricultores que sofreram prejuízos decorrentes dos incêndios. Deste montante, foram já pagos 45,5 milhões de euros. O restante, no valor de 12,5 milhões de euros, será pago até ao final do mês. Até ao momento foram identificadas, pelas ações de controlo, cerca de 800 inconformidades, que correspondem a apenas 3,4% das candidaturas aprovadas.

Em análise estão ainda 957 candidaturas a apoios para prejuízos até 400 mil euros, a que correspondem apoios estimados em mais cerca de 25 milhões de euros, cuja aprovação previsivelmente deverá ocorrer até ao final do 1º trimestre.

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural atribuiu ainda cerca de 50 milhões de euros, para ações de “estabilização de emergência”, financiadas a 100%, visando a defesa dos solos e linhas de água contra a erosão.

Comente este artigo
Anterior Colóquio Nacional do Milho apresenta Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais
Próximo Geografia da Agricultura - Editorial de Teresa Silveira + Suplemento Agrovida

Artigos relacionados

Nacional

Governo vai identificar necessidades dos agricultores, mas não se compromete com apoios

[Fonte: Público]

O Governo vai fazer o levantamento das necessidades de investimento dos agricultores em equipamentos destinados à captação, transporte e armazenamento de água e ao abeberamento do gado, “tendo em conta as condições climatéricas verificadas em Portugal continental e a provável evolução para uma situação de seca agro-meteorológica e hidrológica”. […]

Nacional

Capoulas Santos garante que as “medidas agro-ambientais estão asseguradas”

[Fonte: rádio PAX]
Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, esteve esta semana, em Castro Verde, na sessão comemorativa dos 30 anos da Associação de Agricultores do Campo Branco, onde garantiu que as “medidas agro- ambientais estão para já, asseguradas”.
O Ministro da Agricultura referiu que “o financiamento” para as agro-ambientais “de mais de 200 milhões de euros está garantido”. […]

Últimas

PDR 2020 tem 7,5 milhões de euros para apoio à fruticultura

[Fonte: Agricultura e Mar]
A entidade gestora do PDR 2020 — Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 informa que estão abertas candidaturas à Operação 3.2.1 – Investimento na Exploração Agrícola — Fruticultura (17.º Anúncio).
Este apoio tem uma dotação financeira total de 7,5 milhões de euros para apoiar a fruticultura. […]