Governo concedeu apoios sem precedentes para agricultores afetados pelos incêndios

Governo concedeu apoios sem precedentes para agricultores afetados pelos incêndios

O Governo aprovou já apoios num montante superior a 58 milhões de euros, beneficiando 23.262 agricultores que sofreram prejuízos decorrentes dos incêndios. Deste montante, foram já pagos 45,5 milhões de euros. O restante, no valor de 12,5 milhões de euros, será pago até ao final do mês. Até ao momento foram identificadas, pelas ações de controlo, cerca de 800 inconformidades, que correspondem a apenas 3,4% das candidaturas aprovadas.

Em análise estão ainda 957 candidaturas a apoios para prejuízos até 400 mil euros, a que correspondem apoios estimados em mais cerca de 25 milhões de euros, cuja aprovação previsivelmente deverá ocorrer até ao final do 1º trimestre.

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural atribuiu ainda cerca de 50 milhões de euros, para ações de “estabilização de emergência”, financiadas a 100%, visando a defesa dos solos e linhas de água contra a erosão.

Comente este artigo
Anterior Colóquio Nacional do Milho apresenta Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais
Próximo Geografia da Agricultura - Editorial de Teresa Silveira + Suplemento Agrovida

Artigos relacionados

Dossiers

Afetados dos Incêndios de Outubro avançam para manifestação a 2 de Fevereiro

A Maavim, realizou ontem uma conferência de imprensa em Arganil, onde elencou uma série de situações detetadas no terreno. Após reuniões efetuadas na Presidência da Republica, Assembleia da Republica, Ministério Agricultura e com os diversos Partidos, denunciou:
– Não existir uma única habitação já construída no terreno e as que estão a ser construídas são com apoios particulares e de associações como a nossa. […]

Últimas

Carreira especial de inspeção veterinária aprovada pelo Governo

[Fonte: Vida Rural]

Foi esta quinta-feira (4 de abril) aprovada na generalidade, em Conselho de Ministros, a criação da carreira especial de inspeção veterinária.
Esta carreira especial, criada sob proposta conjunta do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e do Ministério das Finanças, […]

Últimas

Estatuto de Jovem Empresário Rural está regulamentado

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Portaria que regulamenta a atribuição do título de Jovem Empresário Rural (JER) e que define as zonas rurais para efeitos dessa mesma atribuição foi hoje publicada, 14 de Maio.
O título pode ser concedido a pessoas singulares, […]