Geografia da Agricultura – Editorial de Teresa Silveira + Suplemento Agrovida

Geografia da Agricultura – Editorial de Teresa Silveira + Suplemento Agrovida

Cuidado com as palavras. Floresta não quer dizer sempre a mesma coisa e, por isso, fazer generalizações à volta de um conceito pode levar a erros graves. O mesmo pode suceder com a ideia de Geografia, a ciência que estuda o espaço humano nas suas várias vertentes física, biológica e humana, mas que vai muito além dessa função e também se dedica a analisar a relação entre os aspetos físicos, biológicos e humanos do planeta Terra.

Arriscámos o improvável. Desafiámos para uma entrevista o geógrafo e professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) Álvaro Domingues, que centra a sua investigação e atividade docente na geografia humana, na paisagem, no urbanismo e nas políticas urbanas.

Pedimos-lhe que traçasse uma ‘ponte’ de reflexão para as questões da coesão territorial, do (re)ordenamento florestal, dos incêndios do último verão e da reforma da floresta que o Governo tem em curso. Tudo, a partir da escrita vertida no seu último livro “Volta a Portugal”, que já vai na segunda edição.

O inusitado resultado, que está nas vossas mãos com a presente edição deste “AgroVida”, tem tanto de surpreendente como de enriquecedor. Álvaro Domingues não teme o politicamente incorreto e tem o desconcertante poder de nos fazer descer à terra, nos obrigar a desconstruir imagens, conceitos e argumentos e de, à roda disso, descortinar soluções onde elas por vezes escasseiam ou nem sequer as víamos.

E se, à primeira vista, Geografia pouco ou nada pode ter a ver com Agricultura, fiquem a saber que as fronteiras também aqui se esbatem e que, afinal, a globalização não são só ervilhas, computadores e automóveis que circulam no mundo, mas que as madeiras e a pasta de papel fazem crescentemente parte desse processo.

Desfrutem. Esta é uma viagem singular da Geografia pelo denso território da Agricultura.

 

→Descarregue aqui o suplemento Agrovida de Fevereiro 2018←

 

 

Comente este artigo
Anterior Governo concedeu apoios sem precedentes para agricultores afetados pelos incêndios
Próximo Medidas de facto justas e eficazes para acudir aos prejuízos dos Incêndios rurais.

Artigos relacionados

Nacional

2º Simpósio Nacional de Culturas Agro-industriais – 2 de Fevereiro 2018 – Santarém

A Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP), a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e as entidades associadas ao evento: FNOP (Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutos e Hortícolas) e COTHN (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional) vão realizar no dia 2 de Fevereiro de 2018, […]

Sugeridas

Eleições. Para António Costa, a reforma da floresta é “oportunidade de desenvolvimento” e uma das grandes prioridades nacionais

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou hoje em Vila de Rei que a reforma da floresta “vai continuar a ser uma grande prioridade da próxima legislatura”, […]

Últimas

Vinhos do Alentejo celebram as vindimas com Golden Hour no Alqueva

Os Vinhos do Alentejo celebram as vindimas no lago do Alqueva com viagem de barco, música, sushi e vinho. […]