Governo aprova requisição civil dos motoristas de matérias perigosas em greve

O Governo aprovou, por via electrónica, uma resolução do Conselho de Ministros que “reconhece a necessidade de proceder à requisição civil dos motoristas em situação de greve, com vista a assegurar o cumprimento dos serviços mínimos oportunamente fixados”.

Em conferência de imprensa na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Tiago Antunes, afirmou que a resolução será complementada por duas portarias: “uma vai efectivar em concreto a requisição civil apenas nas áreas e serviços nos quais, até ao momento, se identificou o incumprimento de serviços mínimos; a outra vai estabelecer os termos em que se efectiva a intervenção das Forças Armadas no âmbito desta requisição civil”.

Incumprimento de serviços mínimos

Tiago Antunes destacou que o incumprimento de serviços mínimos foi verificado, até ao momento, “no abastecimento da zona Sul do País a partir de Sines, no abastecimento da REPA, no abastecimento dos aeroportos e no abastecimento das unidades autónomas de gás natural”.

“A presente requisição civil impõe-se de modo a assegurar a satisfação de necessidades sociais impreteríveis na distribuição de combustíveis, depois de se terem verificado o incumprimento dos serviços mínimos”, refere o comunicado do Conselho de Ministros.

O secretário de Estado acrescentou que o Governo vai actuar “de forma proporcional e à medida das necessidades sempre que for necessário para assegurar o normal funcionamento dos serviços básicos considerados imprescindíveis”.

Tiago Antunes esclareceu ainda que a requisição civil vai ser aplicada numa lógica de proporcionalidade. “Para já, a requisição civil é mobilizada para os âmbitos em que se constata o incumprimento”, acrescentou.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior ​Incêndios. Pouca experiência de piloto na origem de acidente no Algarve
Próximo Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 5 a 11 Agosto 2019

Artigos relacionados

Notícias mercados

Preços de produtos agrícolas no produtor crescem em Abril: mais 20,1% nos hortícolas frescos e 11,9% nos suínos

O índice de preços de produtos agrícolas no produtor, em Abril de 2020, registou uma variação positiva nos hortícolas frescos (+20,1%), suínos […]

Últimas

OE2020: Governo estima investir mais 53 milhões de euros no regadio do que em 2019

O Governo estima investir, em 2020, cerca de 113 milhões de euros em projetos de regadio, mais 53 milhões de euros do que em 2019, […]

Últimas

Apenas um município se candidatou aos milhões prometidos para limpar florestas

Autarquias não estão a recorrer à linha de crédito para financiar limpeza de terrenos

Há 50 milhões de euros disponíveis para apoiar os municípios no pagamento das despesas com a limpeza dos terrenos florestais, […]