Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 5 a 11 Agosto 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

A cotação média nacional do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g) voltou a apresentar um acréscimo em relação à semana anterior, +5 cêntimos / Kg. Estabilidade do frango vivo (de 1,8 Kg) e do peru, vivo (de 14 a 15 Kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg).

Região Centro 

Na região Centro a oferta de frango foi abundante na área de mercado do Litoral Centro e muito abundante em Dão-Lafões; a procura foi muito animada nas duas áreas.

A relação oferta-procura encontra-se equilibrada em Dão-Lafões, mas no Litoral Centro a oferta não é suficiente, apesar de ser abundante, sendo necessário recorrer ao produto oriundo do mercado externo.

Subida do frango abatido de todas as classes de peso nas duas áreas analisadas, +5 a +12 cêntimos / Kg nas cot. +frequentes. Em Dão-Lafões o consumo de frango do campo continua fraco, mas as cotações mantiveram-se estáveis. Estabilidade do peru abatido em Dão-Lafões e decréscimo das cot. mín. das galinhas vivas pesadas, nas duas áreas, -2 a -7 cêntimos / Kg.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta foi média e a procura relativamente animada. Estabilidade de cotações, quer do frango, quer do peru – vivos e abatidos – quer das galinhas vivas – pesadas e semi-pesadas.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, quer na produção (ovo a peso de 60 a 68 g), +1 cêntimo / Kg, quer classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, +5 cêntimos / dúzia, subiram em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de ovo foi abundante na área de mercado do Litoral Centro e muito abundante em Dão-Lafões; a procura foi muito animada nas duas áreas.

A procura continua a melhorar, o que é normal para a época. No Litoral Centro a oferta revela-se por vezes insuficiente, nomeadamente no ovo da classe L. Subida generalizada das cotações dos ovos classificados – em cartão e ovotermo – de todas as classes de peso nas duas áreas, +5 cêntimos / dúzia. Acréscimo do ovo a peso no Litoral Centro, +3 cêntimos / Kg.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi média e a procura foi relativamente animada. Aumento generalizado das cotações dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso, +5 cêntimos / dúzia.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Anterior Governo aprova requisição civil dos motoristas de matérias perigosas em greve
Próximo Espaço Visual promove apoio ao investimento agrícola

Artigos relacionados

Comunicados

Programa Nacional de Regadios

Comente este artigo
#wpdevar_comment_4 span,#wpdevar_comment_4 iframe{width:100% !important;}O artigo foi publicado originalmente em PDR2020. […]

Sugeridas

Investigadores alertam que reformas da PAC são um retrocesso

[Fonte: O Jornal Económico]

Uma equipa internacional, em colaboração com investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) concluiu que as reformas da Política Agrícola Comum após 2020, […]

Sugeridas

Acréscimo: Programa do Governo no que respeita às florestas é “uma desilusão”

A direcção da Acréscimo – Associação de Promoção ao Investimento Florestal considera “uma desilusão o Programa do XXII Governo Constitucional no que respeita às florestas”. […]