O processo de apoio à renovação do parque de tratores agrícolas está concluindo, somando-se mais de 2.500 candidaturas aprovadas, distribuídas por 54 avisos, anunciou o Governo.
“Está concluído o processo referente ao apoio a pequenos investimentos na exploração agrícola: renovação do parque de tratores agrícolas, com a aprovação de mais de 2.500 candidaturas, distribuídas por 54 avisos abertos, os quais abrangem todo o território continental de Portugal”, anunciou, em comunicado, o Ministério da Agricultura e da Alimentação.
Segundo os dados hoje divulgados, o setor vai investir mais de 80 milhões de euros, contando com 40,4 milhões de euros de apoio do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020).
Os 2.500 tratores têm, em média, 38 anos e vão ser substituídos por viaturas mais eficientes, sustentáveis e seguras.
“Além de estarmos a falar de mais um passo em direção a um setor mais eficiente e sustentável, este é também um contributo fundamental no combate aos números da sinistralidade que ainda se registam na agricultura”, apontou, citada na mesma nota, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Para a governante, este é também um contributo para mitigar os efeitos das crises que os agricultores têm enfrentado.
“Um parque de máquinas mais eficientes representa menos custos de produção e maior proteção dos recursos e do ambiente”, assinalou.
Modernização | Por um setor agrícola mais seguro, eflciente e sustentável