Governo aprova mais onze projetos de reabilitação de regadios

Governo aprova mais onze projetos de reabilitação de regadios

[Fonte: Governo] O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural aprovou mais 11 projetos de reabilitação de regadios tradicionais nos distritos de Aveiro, Bragança e Porto. Ao todo, serão beneficiados cerca de 700 hectares, com um investimento público de 1,5 milhões de euros. Serão abrangidos por estes projetos 540 agricultores dos concelhos de Arouca, Baião, Felgueiras, Lousada, Paredes, Penafiel, Valongo e Vinhais.

Este investimento junta-se ao investimento global na reabilitação de regadios tradicionais, que ultrapassa já os 33 milhões de euros. Os 223 projetos aprovados e já em execução abrangem uma área total superior a 6000 hectares e mais de 8400 explorações.

«São projetos que representam um investimento do Governo no desenvolvimento rural, criando mais e melhores condições para a fixação das populações e para o crescimento da agricultura familiar», sublinhou o Ministro Luís Capoulas Santos.

O titular da pasta da Agricultura recordou que estes regadios «fazem parte de um projeto mais amplo de valorização dos territórios e da atividade agrícola, tornando-a mais produtiva e mais competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água».

Destacando os aspetos sociais da medida, o Ministro referiu que «o Governo pretende discriminar positivamente a agricultura familiar, de acordo com uma estratégia de apoio ao setor que se traduza no desenvolvimento da atividade e na consequente melhoria de rendimento para este segmento».

Capoulas Santos acrescentou ainda a necessidade de adaptação às alterações climáticas e de contribuir para os objetivos do Governo relativamente à estratégia de descarbonização, considerando «urgente promover o uso eficiente do recurso água em tempos de escassez, pelo que este investimento é plenamente justificado e vai ao encontro dos anseios dos pequenos agricultores».

Comente este artigo
Anterior Iniciativa Pró-Montado Alentejo
Próximo PDR2020: Assistência Técnica PDR2020 (2019) - Preparação próximo período de programação

Artigos relacionados

Últimas

Novos psicólogos prometidos para as escolas em 2018 só vão ser colocados em setembro

O Governo pretendia reforçar em 100 o número de psicólogos nas escolas no ano letivo que terminou (2018/2019). A medida iria aumentar para 300 o número de psicólogos que são financiados com verbas comunitárias. […]

Últimas

Incêndios: PSD quer que Governo explique falhas apontadas por relatório durante fogos de 2019

O PSD pediu hoje explicações ao Governo sobre o combate aos fogos de Mação e Vila de Rei no ano passado, apontando que o relatório do […]

Dossiers

Produção Animal – Segurança & Qualidade dos Produtos Cárneos Transformados

O projecto visa estudar formas de reduzir a presença de substâncias carcinogénicas em produtos curados secos.