Governo abre novos apoios para o setor florestal

Governo abre novos apoios para o setor florestal

[Fonte: Vida Rural]

O Ministério da Agricultura disponibilizou esta segunda-feira (3 de junho) um pacote de apoios no valor de 5,5 milhões de euros para apoiar investimentos em tecnologia de colheita, mobilização, concentração, triagem, comercialização e primeira transformação de produtos florestais.

As candidaturas estão a decorrer até 30 de agosto e vão ser concedidas a projetos que tenham como objetivo “reforçar a capacidade produtiva das pequenas e médias empresas do setor florestal e fomentar a modernização do tecido empresarial do setor florestal”, diz o Executivo.

“São elegíveis projetos que envolvam um custo entre 25 000 euros e 4 000 000 euros de investimento total, sendo que este limite máximo não se aplica às candidaturas apresentadas por Agrupamentos ou Organizações de Produtores Florestais (OPF) e Organizações de Comercialização de Produtos da Floresta (OCPF)”, acrescenta ainda o Governo.

“São elegíveis projetos que se destinem a promover operações de abate, rechega, concentração, triagem e transporte de material lenhoso, incluindo a biomassa florestal e extração, recolha, armazenamento e transporte de resina, ou que promovam a primeira transformação da madeira, da biomassa florestal e da resina. O concurso abrange todo o território nacional e é admitida apenas uma candidatura por beneficiário”, conclui.

Ministério já concedeu 30 M€ em apoios para a agricultura

O Ministério da Agricultura anunciou, entretanto, que já procedeu ao pagamento de cerca de 30 milhões de euros em apoios aos agricultores.

De acordo com o Executivo, este pacote “é constituído por uma componente FEADER (Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural), no montante global de 20,4 milhões de euros, e por uma componente FEAGA (Fundo Europeu de Garantia Agrícola), no montante global de 9,3 milhões de euros.”

Destes montantes, destacam-se os seguintes valores: PDR 2020 – Medidas de Investimento  – 15,2 milhões de euros; ProRural + – Medidas de Investimento – 1,4 milhões de euros; Pagamento por Práticas Agrícolas Benéficas (Greening) – 2,7 milhões de euros; Novo Regime da Vinha – 2,0 milhões de euros; Promoção de Vinho em Mercados de Países Terceiros – 1,1 milhões de euros; POSEI – Abastecimento – 2,1 milhões de euros; e Açores -Produções Vegetais – 1,4 milhões de euros.

Comente este artigo

O artigo Governo abre novos apoios para o setor florestal foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Cotações – Azeite – Informação Semanal – 27 Maio a 2 Junho 2019
Próximo “Portugal Sou Eu” junta 40 Empresas Aderentes na Feira Nacional de Agricultura

Artigos relacionados

Notícias PAC pós 2020

Cambios en la normativa sobre ayudas a las organizaciones de productores de frutas y hortalizas

[Fonte: Agropopular – UE]

El Consejo de Ministros ha aprobado, en su reunión del 30 de agosto, la introducción de cambios en la normativa nacional que regula los programas y fondos operativos de las organizaciones de productores de frutas y hortalizas (OPFH). […]

Nacional

Aldeia de xisto decide arrancar eucaliptos e plantar árvores mais resistentes


Os moradores da aldeia de xisto de Ferraria de São João, no concelho de Penela, decidiram, em assembleia, avançar com uma zona de proteção da povoação, arrancando eucaliptos e plantando árvores mais resistentes aos fogos.
A moção da assembleia de moradores foi aprovada por unanimidade no domingo e prevê […]

Últimas

Agricultores querem garantia de combustíveis para a época alta das colheitas

[Fonte: Expresso]
A Confederação dos Agricultores de Portugal quer que o Governo reveja a lista de postos de abastecimento prioritários, pois “não pode haver portugueses de primeira e de segunda, urbanos e rurais. Todos contam”
Os agricultores apelam ao Governo para que reveja a Rede de Emergência de Postos de Abastecimento, […]