Está aberto mais um novo mercado para a pera Rocha. Os primeiros contentores, num total de 40 toneladas, seguem esta semana para o México, depois do Governo ter concluído todo o processo de controlo fitossanitário.
O mercado mexicano constitui um dos mais importantes mercados do continente americano, com cerca de 128 milhões de consumidores para os produtores e empresas de fruticultura nacional.
Com o mercado do México, eleva-se assim para seis o número de mercados abertos por este Governo à exportação da pera Rocha. Desde que entrou em funções, este Governo já abriu 44 novos mercados em países terceiros para 140 produtos, dos quais 34 são de origem vegetal, o que representa, na perspetiva do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, “um investimento sem precedentes na internacionalização por parte do Governo”.
O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação destaca ainda o crescimento das exportações portuguesas de frutas e hortícolas registado em 2017 face a 2016, que atingiram um aumento 15%, representando um montante de 1.500 milhões de euros no final do ano. As exportações do setor agro-alimentar, onde se incluem as frutas e legumes, registaram, por sua vez, um crescimento de 8% em 2017, totalizando um valor de 6.6 milhões de euros. “Trata-se de um desempenho notável que mostra a pujança e o otimismo do nossos empresários”, afirma Luis Medeiros Vieira.