Os restaurantes de Gouveia, no distrito da Guarda, vão promover no fim de semana, no âmbito do Mercado do Queijo, pratos confecionados com carne de borrego Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida), foi hoje anunciado.
A iniciativa “Borrego Serra da Estrela DOP” surge de uma parceria entre o município de Gouveia e os restaurantes do concelho que aderiram e tem como objetivo “promover e valorizar o borrego Serra da Estrela DOP, cuja carne é proveniente de borregos filhos de ovelhas das raças Bordaleira ou Churra Mondegueira.
O Mercado do Queijo vai decorrer no sábado e no domingo, no renovado Mercado Municipal de Gouveia e, para além da comercialização e promoção do queijo Serra da Estrela, dará destaque à carne de borrego Serra da Estrela DOP, “dado que constitui um ativo de grande valor na região”, informou hoje o município, em comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, “a restauração do concelho não podia deixar de aderir a este evento do Mercado do Queijo e, através da iniciativa borrego Serra da Estrela DOP, irá promover esta carne tenra e muito saborosa, exclusiva da região da Serra da Estrela e que se distingue da carne de borrego de outras regiões do país”.
Durante o fim de semana, os restaurantes do concelho aderentes à iniciativa “irão incluir e apresentar na sua oferta gastronómica, a confeção tradicional ou reinvenção de um prato com a carne de borrego DOP”.
“Serão dois dias intensos de experiências gastronómicas tradicionais imperdíveis, nos vários restaurantes que integram o roteiro gastronómico, com verdadeiras iguarias para degustação”, assegura a autarquia.
Costeletinhas de borrego grelhadas, borrego assado no forno, alambicada, ensopado, croquetes e sopa de borrego, são algumas das propostas gastronómicas que vão ser apresentadas aos clientes.
Segundo a fonte, a iniciativa gastronómica é mais uma oportunidade para “valorizar e divulgar um dos mais emblemáticos produtos endógenos” que, a par do queijo Serra da Estrela, “são fundamentais na identidade cultural e gastronómica local”.
O município de Gouveia vai inaugurar, no sábado, pelas 10:00, o renovado Mercado Municipal, que foi requalificado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).
As obras tiveram início em junho de 2019 e representam um investimento de 1,7 milhões de euros.
O Mercado Municipal reabre “totalmente renovado, modernizado e dotado de funcionalidades que permitirão dinamizar e revitalizar o coração da cidade, tornando-o mais atrativo e funcional”, indica a autarquia.
Segundo a fonte, a realização do Mercado do Queijo constituirá a atividade inaugural do renovado espaço económico e cultural e reunirá, durante dois dias, pastores e produtores de queijo do concelho de Gouveia.