O Projeto FUTURAGRI, liderado pela INOVA+ e cofinanciado pela União Europeia, marcará presença na Festa do Outono, em Serralves nos dias 23 e 24 de setembro (10h-19h) com três atividades associadas aos objetivos 4 (lutar contra as alterações climáticas), 5 (proteger o ambiente) e 6 (preservar a paisagem e a biodiversidade) da Nova Política Agrícola Comum (PAC):
- Jardins na cabeça – a inspiração para esta oficina incide na importância do jardim, na sua significância, nos jardins que compõem as paisagens de Serralves e a forma como esses jardins marcam o nosso crescimento, evolução através da memória, do pensamento e imaginação. O objetivo será a construção de um jardim “privado” em forma de coroa;
- Libelices – tendo como base a referência da horta, do Jardim das Aromáticas, do charco e outros espaços do Parque de Serralves, a oficina explorará os insetos e a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas, com especial destaque para as libélulas enquanto seres indicadores de boa qualidade ambiental. O desafio será a construção de asas de libélula.
- O campo – de forma a realçar as gramíneas típicas do outono, o objetivo desta atividade será a construção coletiva de um campo em grande formato durante os 2 dias do evento. Esta atividade tem como objetivo a valorização da família de plantas gramíneas, associar os grãos às suas respetivas espigas, e dar a conhecer o ciclo de vida do milho.
Esta ação de sensibilização sobre a PAC, direcionada a crianças, famílias e público em geral, é uma parceria do projeto FUTURAGRI (INOVA+) com a Fundação Serralves.
Para saber mais sobre o projeto e estar a par de eventos futuros, fique atento às nossas redes sociais.
Fonte: FUTURAGRI