Fusões: UE aprova a aquisição da divisão de saúde animal da Bayer pela Elanco, sujeita a condições

Fusões: UE aprova a aquisição da divisão de saúde animal da Bayer pela Elanco, sujeita a condições

A Comissão Europeia aprovou, nos termos do Regulamento das Concentrações da UE, a proposta de aquisição da divisão de saúde animal da Bayer AGs pela Elanco Animal Health Inc. A decisão está condicionada à alienação de produtos dedicados ao tratamento de otites e vários tipos de parasitas no Espaço Económico Europeu (EEE), Reino Unido e globalmente.

A vice-presidente executiva da Comissão, Margrethe Vestager , responsável pela política de concorrência, explica que “veterinários, donos de animais e agricultores contam com produtos farmacêuticos inovadores para animais e com preços competitivos. A aquisição pela Elanco da divisão de Saúde Animal da Bayer reduziria significativamente a escolha actual e futura de medicamentos concorrentes e inovadores disponíveis para veterinários, donos de animais e agricultores para determinadas doenças animais. Com o desinvestimento nos produtos que tratam infecções do ouvido e parasitas em animais de estimação e animais, a fusão pode prosseguir, preservando a concorrência e a inovação nesses mercados”.

A unidade de Animal Health da Bayer é um dos líderes globais no domínio da saúde animal, sejam para animais de estimação, seja para animais da área agrícola.

A transacção levará à criação da segunda maior empresa de saúde animal do Mundo. A Elanco e a divisão de saúde animal da Bayer (“BAH”) desenvolvem e fornecem produtos farmacêuticos para animais de estimação e animais em todo o Mundo.

A investigação da Comissão

A investigação da Comissão centrou-se no mercado de produtos farmacêuticos para animais de estimação e animais, vendidos a veterinários, agricultores e donos de animais. Os produtos farmacêuticos para animais abrangem um amplo grupo de produtos para prevenir ou tratar uma grande variedade de doenças e distúrbios animais.

Nos produtos farmacêuticos para animais, há uma clara distinção entre medicamentos para animais de estimação e gado. Para cada um deles, é possível distinguir diferentes grupos de medicamentos usados ​​para tratar diferentes doenças, como parasiticidas para matar parasitas ou anti-microbianos para tratar infecções causadas por micróbios ou bactérias.

A Comissão concluiu que a transacção, como inicialmente notificada, suscitaria preocupações de concorrência em vários países do EEE/Reino Unido em relação aos produtos de otite para animais de estimação, bem como a vários tipos de parasiticidas, a saber: anticoccidiais para ruminantes (bovinos e ovinos) e parasiticidas para animais de estimação (tratamentos contra parasitas). Nesses mercados, ambas as empresas têm posições fortes e/ou enfrentam um número limitado de concorrentes.

A Comissão constatou que, para os produtos farmacêuticos para animais envolvidos nesse caso, a concorrência entre fornecedores ocorre tipicamente em nível nacional, devido à existência de regimes regulatórios e sistemas de distribuição nacionais.

A investigação da Comissão concluiu que não existem preocupações em termos de concorrência para a maioria dos produtos fornecidos pela Elanco e pela BAH.

Condições

Para resolver essas preocupações, a Elanco e a BAH aceitaram vender a um ou mais compradores, os produtos e/ou soluções da Elanco ou da BAH em relação a otites, anticoccídios, parasiticidas para animais de estimação no EEE/Reino Unido, incluindo todos os activos necessários, como licenças, contratos e marcas, bem como estudos e dados relevantes.

A Elanco Animal Health Inc. é uma empresa de saúde animal sediada nos Estados que desenvolve, fabrica e comercializa produtos para animais de estimação e animais em todo o Mundo. Anteriormente parte do grupo farmacêutico norte-americano Eli Lilly, a Elanco tornou-se uma empresa totalmente independente em Março de 2019.

A divisão de saúde animal da Bayer AG , controlada pela Bayer AG da Alemanha, actua no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos veterinários para animais de estimação e animais domésticos em todo o Mundo.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Comissão Vitivinícola do Algarve dá um novo impulso aos produtores de Vinhos do Algarve, em resposta aos desafios da pandemia
Próximo Incêndios. Peniche aprova Plano de Defesa da Floresta após corte nas transferências do Estado

Artigos relacionados

Nacional

GO FitoAgro aprofunda conhecimento sobre Cochonilha Algodão

O dia aberto do Grupo Operacional FitoAgro vai ter lugar no dia 3 de outubro, no auditório da Frutus, no Peral, […]

Últimas

Condeixa-a-Nova já eliminou 140 ninhos de vespa asiática desde janeiro

“Esta tarefa está longe de estar terminada, sendo necessário continuar a atuar no combate a esta praga com critério e sem alarmismos. […]

Internacional

Scientists speed up the evolution of yeast to create tastier and healthier alcohol

‘All kinds of fermentation beverages start out with just some sugar solution,’ said Professor Ursula Bond, a molecular biologist at Trinity College Dublin, […]