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– 07-12-2012 |
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Formar, Comunicar e Concentrar � a estratégia do IVDP para 2013Apostar na forma��o, na comunica��o digital e na concentra��o de países alvo são as tr�s inova��es do Plano de Promo��o e Internacionaliza��o (PPI) que o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) apresenta para 2013. O documento, tornado público esta semana ap�s aprova��o do Conselho Interprofissional, segue a l�gica de ac��o institu�da no ano anterior: mant�m uma visão de trabalho a tr�s anos, reorienta a ac��o para o territ�rio, refor�a a aproxima��o institucional � Agência para o Investimento e Com�rcio Externo de Portugal (AICEP) e �s embaixadas e mant�m a liga��o ao conceito Wines of Portugal em iniciativas suas. Nos 2.9 milhões de euros a aplicar este ano que vem inclui-se, pela primeira vez, a gestáo da loja e dos solares. Refor�o na pedagogia e na forma��o fora e dentro de portas � a m�xima do PPI para 2013. Um esfor�o redobrado em continuar a chegar não s� aos públicos profissionais, como sejam os alunos das escolas de hotelaria de todo o mundo (Portugal, Fran�a, Su��a, Brasil, EUA, entre outras) como Também potenciar a presença do Vinho do Porto junto do canal HORECA, refor�ando o projecto "Saber Servir, Vender Melhor". Esta �, ali�s, a ac��o que o IVDP pretende ponha os portugueses a beber mais Vinho do Porto. A iniciativa que arrancou em 2012 para promover as boas pr�ticas relativamente ao servi�o do Vinho do Porto nos restaurantes e bares tur�sticos e de gama média no Porto e no Douro levou os profissionais do IVDP, entre Março e Outubro, a mais de 100 restaurantes, num total de duas dezenas de forma��es. Para o Presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral "este � o caminho para que os portugueses melhor conhe�am o Vinho do Porto" até porque, continua "Portugal tem condi��es significativas para crescer no consumo". O plano visa Também a concentra��o da estratégia de promo��o nos países alvo, elencando-se a Fran�a, Reino Unido, Brasil, EUA, Canad� e Portugal, obviamente. A par, pela primeira vez, uma grande aposta na comunica��o digital, utilizando as ferramentas da web, como sites e redes sociais, para levar mais longe o nome dos vinhos do Porto e do Douro. Neste caso, os profissionais do IVDP j� estáo a ter forma��o para poderem tirar partido de forma eficaz destas novas modalidades de comunicar que, para Manuel Cabral, são o "um ponto fulcral para a promo��o gen�rica do Vinho do Porto abrindo mais portas �s marcas". "� importante reflectir que são as empresas que vendem, por isso, preparamos este plano em estreita liga��o com as mesmas", diz. No PPI 2013 real�a-se o trabalho com a Wines of Portugal, no ambito do qual o IVDP vai manter uma parceria forte em ac��es pontuais em mercados nos quais actua. H�, Também, uma autonomiza��o das feiras que deixam de estar agregadas a países e passam a valer por si como seja o caso da Prowein e da Vinexpo. "não faz sentido falarmos em ac��es nos mercado integrando as feiras pois estas como são para o sector atraem as aten��es de todo o mundo e não s� dos países onde decorrem", explica o presidente do instituto. A outra novidade diz respeito � integra��o da loja (no IVDP Porto) e dos solares (Lisboa e R�gua) neste plano de actua��o. Pela primeira vez, o documento inclui estes espaços que passam a integrar Também o PPI, assumindo uma l�gica de promo��o e de internacionaliza��o. Se até aqui eram tratados autonomamente, o IVDP quer aumentar as vendas, captando mais clientes através de ac��es de dinamiza��o e de contacto com os operadores tur�sticos. "Em 2012 deixei claro que a nossa estratégia seria adaptada consoante os resultados. Houve um cuidado muito grande, no decorrer destes meses, em avaliar cuidadosamente todos os passos dados, medir a repercussão das ac��es e avaliar o eventual retorno. O plano de 2012 foi preparado e aprovado num prazo muito curto; o de 2013 j� resume toda uma monitoriza��o que nos deu indica��es da actua��o a seguir a seguir".
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