Fogo em Valongo mobiliiza mais de 100 operacionais e seis meios aéreos

Um incêndio em Alfena, no concelho de Valongo, está “descontrolado” devido às “fortes rajadas de vento”, mobilizando às 16h30 mais de 100 operacionais e seis meios aéreos, disse hoje à Lusa o comandante operacional municipal.

Segundo Delfim Cruz, o fogo, que começou hoje às 12h27 em Alfena, “já passou para Valongo, no distrito do Porto, seguindo em direção à Quinta Rei, onde estão sediados meios da Afocelca”, empresa parceira do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

Apesar da progressão do fogo, o responsável referiu que não há habitações em risco. Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o incêndio mobilizava, pelas 16h30, 153 operacionais, apoiados por 41 carros e seis meios aéreos.

O alerta especial vermelho de agravamento do risco de incêndio florestal que vigora em vários distritos vai terminar às 23h59 de hoje, passando todo o continente a estar em alerta laranja, devido à diminuição das temperaturas até quinta-feira.

O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, numa conferência de imprensa que decorreu nas instalações da proteção civil, em Carnaxide, distrito de Lisboa, ressalvando contudo que pode ser novamente decretado um novo alerta vermelho se as condições se agravarem a partir de quinta-feira.

O artigo foi publicado originalmente em Expresso.

Comente este artigo
Anterior Smurfit Kappa cria embalagem biodegradável para uvas
Próximo Elisa Ferreira: Reações da direita à esquerda, passando pelas ilhas

Artigos relacionados

Nacional

Apoios aos Produtores Agrícolas de Arcos de Valdevez

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a ADRIL promoveram sessão de esclarecimento no Mercado Municipal de Arcos de Valdevez no dia 29 de janeiro de 2020. […]

Nacional

Numa categoria entre a cenoura e o nabo a cherovia só se dá na região da Covilhã

Cherovia, cherivia ou pastinaga são alguns dos nomes pelos quais é conhecida esta raiz, “que tem a forma de uma cenoura e a cor do nabo”, […]

Últimas

Plano para evitar fogos em Pedrógão violava lei e calculava mal o risco

[Fonte: TSF] Ofícios e avaliações do Instituto da Conservação da Natureza e Floresta (ICNF) revelam as razões para Pedrógão Grande não ter o obrigatório plano de defesa da floresta no dia do fogo que matou 66 pessoas. […]