Smurfit Kappa cria embalagem biodegradável para uvas

Smurfit Kappa cria embalagem biodegradável para uvas

A Smurfit Kappa, líder do sector da embalagem de papel e cartão canelado, desenvolveu para um dos seus clientes um punnet para uvas, resistente, amigo do ambiente e de montagem fácil. Uma solução que, segundo a empresa, cumpriu o desafio de levar para o ponto de venda e para a casa do consumidor final, cada vez mais preocupado com a sustentabilidade, uma embalagem reciclável e biodegradável, mas ao mesmo tempo resistente à cadeia de fornecimento, fácil de montar, atrativa e que melhorasse a imagem de marca do cliente no linear.

Até agora, este cliente tinha apresentado o seu produto no ponto de venda em embalagens não biodegradáveis que deixavam ver o conteúdo, mas que não mostravam a sua imagem de marca e prejudicavam o ambiente. Consciente do problema criado por este tipo de embalagens para os oceanos e o planeta em geral, recorreu à Smurfit Kappa que, depois de analisar os seus requisitos, apresentou uma solução fabricada em cartão canelado que cumpria todos os seus requisitos de sustentabilidade, resistência e inovação.

Raul Andre, general manager da Smurfit Kappa Celpack, assegurou que «depois de ouvirmos a problemática e os principais requisitos do cliente em termos de sustentabilidade e imagem, desenhámos uma solução com um aspecto simples e agradável, fabricada em cartão canelado branco para poder plasmar a sua imagem de marca em impressão flexográfica a cores. O seu grau de satisfação é muito elevado, o que nos levou a produzir uma grande quantidade destes punnets para uvas».

Por um mundo mais sustentável

Segundo um estudo realizado pela Smurfit Kappa a 1.200 consumidores de uma importante marca europeia, 75% destes reconheceu que preferia alternativas de embalagens à base de papel em relação às fabricadas com produtos não biodegradáveis, cujos resíduos se acumulam nos oceanos, colocando em risco o futuro do planeta.

Estes resíduos representam um verdadeiro problema para a UE, que exporta 50% de todos os que são recolhidos no seu território. Em números, no velho continente, a recolha de resíduos de embalagens de papel e cartão canelado é de 93% e a sua taxa de reciclagem de 85%, enquanto a recolha dos resíduos não biodegradáveis é de 74%, ficando a sua reciclagem em 42%.

A empresa está consciente deste problema, pelo que, em 2018, colocou em marcha a iniciativa Better Planet Packaging para abrir o futuro à embalagem sustentável e defender a economia circular, na qual a reciclagem adquire uma grande importância.

«Assim, melhora continuamente a forma como desenha e recolhe os resíduos de embalagens através das suas centrais de reciclagem, reutilizando mais de 90% deste material, graças ao seu modelo de negócio, e comprometendo-se activamente com os seus clientes e parceiros para aumentar ainda mais esta taxa de reciclagem até conseguir eliminar todos os resíduos evitáveis do seu sistema de produção e limitar qualquer envio para aterros.»

Estes punnets para uvas desenvolvidos pela Smurfit Kappa «cumprem na perfeição os requisitos desta iniciativa sobre sustentabilidade, já que são recicláveis, renováveis e fabricados da forma mais sustentável possível, com uma pegada ambiental mínima e causando um menor impacto em toda a cadeia de valor. As suas fibras podem ser recicladas muitas vezes e são biodegradáveis depois da sua última utilização», conclui a empresa.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior ANPROMIS - Dia de Campo 2019 - InovMilho - Coruche (04/09/2019)
Próximo Fogo em Valongo mobiliiza mais de 100 operacionais e seis meios aéreos

Artigos relacionados

Últimas

Vinhos do Alentejo celebram as vindimas com Golden Hour no Alqueva

Os Vinhos do Alentejo celebram as vindimas no lago do Alqueva com viagem de barco, música, sushi e vinho. […]

Últimas

João Sena Cardoso: “Eu executava um plano de construção de centrais de dessalinização de água do mar para injeção na rede de abastecimento de água atual”


Plenário é uma iniciativa pensada para alargar o debate nas legislativas de 6 de outubro a quem tenha ideias para apresentar para uma melhor governação do país. […]

Eventos

Crimolara organiza fórum sobre micorrizas e tricodermas – 31 de janeiro – Santarém

A Crimolara vai organizar um fórum com a colaboração da sua representada Atens sobre os benefícios associados ao uso de micorrizas e tricodermas nas culturas. […]