|
|
|
|
|
– 19-10-2004 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Fileira das Pescas de Peniche visita a BretanhaNos dias 20, 21, 22 e 23 de Outubro uma comitiva de 32 pessoas estará na Bretanha naquela que será a 2ª Missão de contactos organizada pela parceria do projecto ISTMO. O que se pretende com esta actividade é promover a procura de novos horizontes para os agentes da fileira das pescas e, de uma maneira mais ampla, aprender com a diferença e partilhar afinidades. Esta actividade visa contribuir para a concretização de alguns dos objectivos do projecto:
Os temas definidos para esta Missão são:
A comitiva integra 13 entidades envolvidas no sector das pescas, nas mais diversas valências e níveis de responsabilidade e de competência (empresários e trabalhadores do sector, representantes de instituições locais com relação directa ou indirecta com a fileira), como sejam: Ministério da Agricultura, Pescas e Florestas através do Sub Director Geral de Pescas e Aquicultura; Docapesca; Capitão do Porto de Peniche; Presidente da CAPA (cooperativa de armadores); Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos; Mútua dos Pescadores; Vice-Presidente da Câmara Municipal de Peniche; Presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços; Comunicação Social e os parceiros do projecto. Para a preparação e o desenvolvimento da visita foram envolvidas entidades locais da Bretanha: Consulado Português em Nîmes, Presidente do Conselho regional da Bretanha, as Mairies de Lorient, Concarneau e Guilvinec, a Administração do Porto de Lorient, o Centre Instruction Sécurité (Concarneau), o Musée de la Pêche (Concarneau), Porto de St.Guenolé (na zona de Guilvinec); a organização de produtores OPOB (Guilvinec), a "Confrérie des Saveurs de l’Océan Atlantique" (Guilvinec) e o Centre François Toullec (Lorient). As Missões de Contacto são uma das 15 actividades do projecto ISTMO, que tem como objectivo a promoção, a valorização e o reconhecimento social das profissões ligadas à fileira das pescas, no Concelho de Peniche. Este projecto traçou um caminho para a prossecução do seu objectivo, um caminho que está orientado para estimular a renovação das gerações de pescadores e para promover a inserção socioprofissional dos jovens. A ideia basilar das missões centra-se na aprendizagem pela partilha de experiências. Esta partilha tem um efeito exponencial, porque as comunidades (Peniche e algumas localidades da Bretanha) vivem de recursos do mar e dependem do mesmo velho ofício: a pesca. Esta é a segunda missão sendo que a primeira teve como destino a Galiza e envolveu 52 pessoas. O Projecto ISTMO é um projecto enquadrado no Programa de Iniciativa Comunitária EQUAL, sendo promovido pelas seguintes entidades: Adepe (Associação de desenvolvimento local), AMAP (Associação de Armadores), Cercipeniche, Pescagest (Empresa de Pesca) e Sindicato dos Trabalhadores da Pesca.
|
|
|
Produzido por Camares ® – © 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolução 800 x 600 e 16 bits |