FENAREG alerta para os baixos níveis das barragens  – 30.000 ha em risco no Alentejo –

FENAREG alerta para os baixos níveis das barragens – 30.000 ha em risco no Alentejo –

Pelo terceiro ano consecutivo a precipitação foi inferior ao normal. No Alentejo, o valor médio acumulado, neste ano hidrológico, não ultrapassou 400mm.

A bacia hidrográfica do Sado apresenta registos críticos de volumes armazenados úteis nas albufeiras: 6% em Odivelas e 10% no Roxo.

Os Perímetros de Rega do Vale do Sado, Campilhas e Vigia também apresentam limitação hídrica para a campanha de rega deste ano, onde os armazenamentos se situam entre 40 e 50%.

O armazenamento de água atual não poderá dar resposta às necessidades, o que significa que poderão existir medidas de rateio nesta campanha de rega, como já foi anunciado para o Aproveitamento Hidroagrícola de Odivelas.

Apuramos 30.000 ha de cultura em risco, para além de questões ambientais e de qualidade da água.

O inicio da rega está a escassos dias e perante a atual situação de seca, a FENAREG questionou a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. – APA, sobre a ativação da Comissão de Gestão de Albufeiras e da Comissão de Acompanhamento da Seca.

 

 


FENAREG:

É uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, fundada em 2005, que agrupa entidades dedicadas à gestão da água para rega, tanto superficial como subterrânea, com o objetivo de unir esforços e vontades na defesa dos seus legítimos interesses e na promoção do desenvolvimento sustentável e da competitividade do regadio. Atualmente conta com 28 associados que representam mais de 25 mil agricultores regantes e cerca de 135.000 hectares, que significa mais de 90% do regadio organizado, 76% do regadio coletivo público e cerca de 20% do regadio nacional.

Mais informações: FENAREG   Tel.: 962 055 519 / 243 610 355     secretariado@fenareg.pt

Comente este artigo
Anterior Pedido único de ajudas 2017
Próximo AEA desenvolveu workshop "Recursos Humanos no Agroalimentar"

Artigos relacionados

Comunicados

CDS questiona ministros da Agricultura e do Ambiente sobre medidas para mitigar efeitos da seca

As deputadas Patrícia Fonseca e Ilda Araújo Novo, do CDS-PP, questionaram os ministros da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural e do Ambiente sobre quais as medidas que estão a ser tomadas para mitigar os efeitos da seca. […]

Comunicados

Associação Agrícola de São Miguel colabora com o levantamento dos prejuízos devido à seca

Comente este artigo
#wpdevar_comment_5 span,#wpdevar_comment_5 iframe{width:100% !important;} […]

Comunicados

Paulo Portas na AGROGLOBAL 2018

É já no próximo dia 06 de Setembro, pelas 10h00, que a Anpromis promove durante a AGROGLOBAL (Auditório Armando Sevinate Pinto), […]