FENAREG alerta para os baixos níveis das barragens  – 30.000 ha em risco no Alentejo –

FENAREG alerta para os baixos níveis das barragens – 30.000 ha em risco no Alentejo –

Pelo terceiro ano consecutivo a precipitação foi inferior ao normal. No Alentejo, o valor médio acumulado, neste ano hidrológico, não ultrapassou 400mm.

A bacia hidrográfica do Sado apresenta registos críticos de volumes armazenados úteis nas albufeiras: 6% em Odivelas e 10% no Roxo.

Os Perímetros de Rega do Vale do Sado, Campilhas e Vigia também apresentam limitação hídrica para a campanha de rega deste ano, onde os armazenamentos se situam entre 40 e 50%.

O armazenamento de água atual não poderá dar resposta às necessidades, o que significa que poderão existir medidas de rateio nesta campanha de rega, como já foi anunciado para o Aproveitamento Hidroagrícola de Odivelas.

Apuramos 30.000 ha de cultura em risco, para além de questões ambientais e de qualidade da água.

O inicio da rega está a escassos dias e perante a atual situação de seca, a FENAREG questionou a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. – APA, sobre a ativação da Comissão de Gestão de Albufeiras e da Comissão de Acompanhamento da Seca.

 

 


FENAREG:

É uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, fundada em 2005, que agrupa entidades dedicadas à gestão da água para rega, tanto superficial como subterrânea, com o objetivo de unir esforços e vontades na defesa dos seus legítimos interesses e na promoção do desenvolvimento sustentável e da competitividade do regadio. Atualmente conta com 28 associados que representam mais de 25 mil agricultores regantes e cerca de 135.000 hectares, que significa mais de 90% do regadio organizado, 76% do regadio coletivo público e cerca de 20% do regadio nacional.

Mais informações: FENAREG   Tel.: 962 055 519 / 243 610 355     secretariado@fenareg.pt

Comente este artigo
Anterior New EU regulation bans mercury in pesticides as of 2021
Próximo Changes to Syngenta’s new board of directors announced ahead of merger with ChemChina

Artigos relacionados

Comunicados

Descontos para expositores da Expobiomasa: Avanço da Lista de Expositores disponível

A Feira internacional, profissional e especializada em tecnologia da biomassa organizada pela AVEBIOM, voltará a situar a Valladolid, de 26 a 29 de setembro, no foco do palco mundial do setor. Mais uma vez, Valladolid oferecerá aos 18.000 profissionais que vão visitar a Expobiomasa o palco ideal para contactar com empresas fornecedoras; […]

Nacional

Empresas portuguesas na maior feira de flores e plantas do mundo

A Portugal Fresh – Associação para Promoção das Frutas, Legumes e Flores leva quatro empresas portuguesas produtoras de plantas e flores à IPM Essen, o maior evento mundial do setor.
A IPM Essen arranca esta terça-feira em Essen, na Alemanha, e termina sexta-feira, dia 26. São esperados 45 mil visitantes profissionais no evento onde, […]

Comunicados

OVIBEJA: 35 anos a fazer história no Alentejo

A OVIBEJA está a receber todo o Alentejo deste mundo e as mais destacadas personalidades da vida pública do país, até ao próximo dia 1 de maio.
No 3º dia de feira, foram assinalados os 35 anos de uma feira que reflete, ano após ano, o pulsar da região Alentejo e do país. […]