Na passada semana, o ciclone extratropical Kirk causou severos danos ao setor agrícola, especialmente nas regiões Norte e Centro.
Após um primeiro inquérito realizado junto de diversas organizações locais, verificou-se que, em alguns concelhos, houve perdas significativas na cultura do milho, tanto de silagem, como de grão, estimando-se que tenham sido afetados vários milhares de hectares desta cultura.
Sabendo que a colheita do milho para silagem é o principal nutrimento de diversas produções animais, ambas as Federações manifestam-se preocupadas não só com os avultados prejuízos verificados, mas também com os custos futuros para alimentar o gado. Como tal, aos olhos de Fernando Cardoso, Secretário-Geral da FENALAC “a compensação dos recentes danos na cultura do milho é imprescindível para impedir a subida vertiginosa dos custos da alimentação animal e, por consequência, para garantir a sustentabilidade da produção.”.
Assim sendo, afigura-se fundamental criar uma medida excecional de apoio para alimentação animal de modo a que os prejuízos possam ser menorizados, evitando também a subida de preços para os consumidores.
Como tal, as Federações apelam ao Ministério da Agricultura e Pescas que, em articulação com o Ministério da Coesão Territorial e Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional Norte e Centro, tome medidas céleres que compensem os elevados prejuízos verificados.
Fonte: Confagri