A primeira edição da espanhola Agrovid — Feira de Valladolid, especializada no cultivo da vinha, que se realizou de 30 de Janeiro a 1 de Fevereiro, fechou as portas depois de três dias de debate, tendo sido visitada por cerca de 5.800 pessoas, profissionais da viticultura procedentes de 46 províncias espanholas e de Portugal, na sua maioria.
Entre as 111 empresas participantes estiveram várias portuguesas como a Carmo Wood.
“Os profissionais apoiaram este projecto. Em primeiro lugar, os expositores, que apresentaram una oferta de qualidade, heterogénea e atractiva para o viticultor, e também os visitantes”, assinalou o director-geral da Feira de Valladolid, Alberto Alonso.
Mercado português
Desde o começo que a Agrovid foi planeada como uma feira que aspirava a ser referência de negócio para o sector na região Norte Ocidental da Península Ibérica, prestando atenção ao mercado português, que também teve representação no certame, tanto entre os expositores como entre os visitantes.
A agenda da Agrovid contou também com vários temas em análise, com jornadas técnicas e mesas de debate como a celebrada no sábado em que a directora da Cadeia Alimentar da Junta de Castilla e León e responsáveis das organizações profissionais agrárias abordaram os efeitos que têm para o viticultor as políticas agrárias europeias e as guerras comerciais.
Viticultura de precisão
A viticultura de precisão esteve também representada na Agrovid, através do espaço Agrotecnológica, uma área específica na qual se reuniram empresas que operam no âmbito da viticultura 4.0.
Próximos eventos
A Feira de Valladolid celebra ainda quatro certames de diferentes temáticas durante o mês de Fevereiro. O próximo é o salão Unitour, orientado para estudantes de bacharelado, onde centros públicos e privados apresentam a sua oferta educativa. Este, ocorrerá já a 5 de Fevereiro.
Nos dias 12 e 13 terá lugar a primeira edição da FINE, a Feria Internacional de Enoturismo, um espaço para profissionais do enoturismo em que agências de viagens e operadores turísticos poderão conhecer as múltiplas propostas que apresenta uma centena de adegas, rotas e territórios de Espanha, Portugal e México.
Já a Fimascota, feira dos animais de companhia, chegará nos dias 22 e 23 de Março, com concursos internacionais, exposições e actividades tanto para profissionais como para os amantes dos animais.
Por último, de 29 de Fevereiro a 1 de Março celebra-se uma nova edição da Feira do Stock, um encontro onde o comércio põe fim à temporada de saldos de Inverno.
Agricultura e Mar Actual