Feira Agropecuária e do Cavalo inaugurada pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Feira Agropecuária e do Cavalo inaugurada pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

[Fonte: Gazeta Rural]

Começa já quinta-feira, dia 30 de maio, a 32.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo, no Parque de Feiras e Exposições, em Santiago do Cacém. A cerimónia de inauguração oficial está agendada para as 17h30, na tenda multiusos (entrada norte), e vai contar com as presenças do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

O certame, que se realiza até domingo, dia 2 de junho, assume-se, não só, como a montra do que é produzido no Concelho, mas também, em todo o Litoral Alentejano, sendo, por excelência, um espaço de oportunidades de negócios. Com um orçamento a rondar os 230 mil euros, as expetativas são, este ano, de ultrapassar os 40 mil visitantes de 2018. O Município investiu ainda no melhoramento do espaço da Feira, com a criação de novas instalações sanitárias.

Continuar a manter a dinâmica e os crescentes padrões de qualidade em todas as vertentes do evento são os objetivos para a edição de 2019 da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo. As questões ligadas ao mundo rural, como a agricultura, a pecuária e a floresta, e o cavalo são as vertentes que a Câmara Municipal tem vindo a destacar.

No âmbito do Dia Mundial da Criança, os alunos das escolas e ATL’s do Concelho são convidadas do certame que podem fazer um passeio de carroça e assistir ao espetáculo “Magia e Fantasia na Floresta”. A pensar nos mais novos, a Feira tem o Espaço Natura que conta com teatro, ateliês, hora do conto, e onde serão projetadas sessões de cinema imersivo a 360º sobre temas relacionados com a Natureza. Este espaço está integrado no programa municipal de combate ao insucesso escolar “Programa Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu. Ainda, as crianças podem realizar batismos equestres e mostrar os seus dotes culinários no Clube Pequenos Chefs.

Os visitantes vão poder ver as exposições de equinos, ovinos, caprinos, bovinos e aves que contam com mais de 250 animais. Ao nível dos expositores presentes a Santiagro 2019 tem mais de 200, que trazem muitas novidades.

A tradicional Gala Equestre, demonstração de Horseball pela Seleção Nacional sub 16, provas de ensino, batismos equestres abertos a todos e a garraiada são atividades que agradam o público.

Ainda, a apresentação do Rum Alentejano pela Destilaria Black Pig, showcookings pelo Chef André Lopes, provas de vinhos e cerveja artesanal, colóquios, demonstração de arte da cocaria e provas de produtos locais são mais propostas para esta edição.

Durante os quatro dias da Feira a aposta é forte no programa musical, com os espetáculos de DJODJE (30 de maio), JIMMY P (31 de maio), BÁRBARA BANDEIRA e PROFJAM (1 de junho) e o encerramento é com a fadista ANA MOURA (2 de junho).

A música continua durante as madrugadas da Santiagro, estando a animação assegurada pelos DJs RMG, Overule, DUA, Christian F e Dual Gravity.

Comente este artigo

O artigo Feira Agropecuária e do Cavalo inaugurada pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Governo corta apoio financeiro a centrais de biomassa para produzir eletricidade
Próximo Terra Emergente - T.3 Ep.12 - Ovibeja

Artigos relacionados

Últimas

Onda de calor na Europa causa “pior incêndio dos últimos 20 anos” em Tarragona

[Fonte: Público]

Um incêndio que deflagrou na quarta-feira em Espanha está a atingir grandes proporções ao longo desta quinta-feira, […]

Dossiers

Comienza la campaña de melocotones de Calanda con precios mas bajos que el año pasado

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Esta semana han aparecido las primeras cotizaciones de los melocotones D.O. […]

Nacional

PDR2020 : Formação Financiada – Barcelos

A MP ACADEMIA BARCELOS, tem abertas as inscrições, para ações de formação de Jovens Agricultores, com projetos de instalação, ao abrigo do PDR2020 ou com projetos de instalação aprovados a partir de 01-01-2013 ao abrigo do PRODER. […]