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– 09-12-2004 |
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Exportações e produtores de vinhos em grande no BrasilTerminou dia 6 de Dezembro a maior participação de sempre de empresas portuguesas em degustações no Brasil. Nesta sessão de provas de vinhos, em São Paulo, estiveram presentes 25 produtores nacionais que representaram ao mais alto nível as diversas regiões vitivinícolas nacionais. Nas ultimas 4 acções do projecto de parceria ANDOVI / ICEP fez-se uma opção pela Região Sul do Brasil o que até agora também não tinha sido feito mas que também por este motivo mereceu a nossa maior atenção. O potencial que os Estados do sul representam têm a ver com o nível das pessoas, são estados mais ricos, com um rendimento per capita mais alto que o norte e nordeste. Para além disso, os consumidores têm mais alguma cultura do vinho uma vez que o sul é a principal região produtora do Brasil. Existe, no entanto, nestas regiões uma maior apetência pelos vinhos do Chile e Argentina, dada a sua influência e proximidade. Relativamente às acções realizadas os resultados superaram todas as expectativas, especialmente por serem mercados muito pouco explorados pelos vinhos de Portugal e pela forte afluência de convidados quer em quantidade quer em qualidade. Os Estados onde se realizaram as provas tiveram o seguinte numero de participantes: 29 de Novembro Curitiba – Hotel Pestana – 340 pessoas Após ter sido percorrido alguns dos mercados mais importantes e ter sido feita a opção pelos principais estados fora do eixo S. Paulo / Rio de Janeiro, é possível fazer um balanço extremamente positivo. As 14 degustações em 10 estados diferentes tiveram uma presença de aproximadamente 5000 pessoas, representando supermercados, distribuidores, restauração, sommeliers, hotéis, enófilos, etc. O retorno ao nível do número de participantes em cada evento, ao nível de artigos publicados, quer ainda ao nível das reportagens emitidas nas principais rádios e televisões, é considerado por todos algo ímpar em todos os mercados trabalhados pela ANDOVI / ICEP, confirmando desta forma que, uma estratégia bem montada com um excelente conhecimento do mercado poderá dar frutos bem patentes na subida das exportações. Apesar dos condicionalismos do Dólar cada vez mais fraco em relação ao Euro, o que prejudica grandemente as exportações portuguesas, bem como os acordos privilegiados com o Chile e Argentina, o desempenho das nossas exportações foi francamente bom. Nos primeiros 10 meses deste ano Portugal passou a ocupar a terceira posição de maior exportador de vinho para o Brasil (em valor) à frente do Chile e Argentina. Portugal cresceu relativamente ao mesmo período de 2003, cerca de 27,59% em valor e 30,90% em volume, o que pode mais uma vez ser considerado notável e demonstrativo do excelente trabalho de promoção que tem sido desenvolvido neste mercado. No final do ano as exportações poderão ficar nos 12 milhões de dólares o que, se acontecer, implicará um crescimento de aproximadamente 25 % relativamente ao ano de 2003. Não sendo um mercado considerado prioritário pelo estudo da Monitor do Sr. Porter, tal como os restantes mercados que têm uma grande influência da cultura portuguesa, não será altura de fazer uma reflexão sobre a teoria e realidade? E porque não um ponto de situação sobre a estratégia a desenvolver?
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