A Associação para a Promoção do Olival e do Azeite de Aire e Candeeiros (APOAC) promove, no próximo dia 14 de novembro, a 3.ª edição do Festival Primeira Colheita – Encontro da Comunidade Ouro Líquido, reunindo olivicultores, lagareiros e produtores da região num momento de celebração da nova campanha oleícola.
Este ano, o festival decorre no concelho de Santarém, na Casa da Amieira, em Amiais de Cima, com início às 17h.
O Festival Primeira Colheita é o primeiro evento do país a apresentar publicamente os azeites primores da nova campanha, reforçando a identidade de Aire e Candeeiros como um terroir singular — marcado pelo solo, clima, variedades autóctones, cultura e localização. A APOAC e o Projeto Ouro Líquido assumem a ambição de afirmar o território como o primeiro produtor de primores da Europa, isto é, o primeiro a colher, extrair e apresentar azeites virgem extra da nova campanha.
Integrado na marca coletiva Olivedos do Carso, o festival destaca azeites de excelência, reconhecidos pelas suas características sensoriais e pelos benefícios para a saúde, valorizando um território que se afirma crescentemente na produção de azeite virgem extra de qualidade.
Programa:
- Prova e comercialização de azeites da região
- Sessões de literacia com especialistas
- Jantar de harmonização preparado pelo Chef Filipe Silva, dedicado aos azeites dos associados
Hotel de Charme Casa da Amieira | Amiais de Cima | Abrã | Santarém
14 de novembro | Sábado | A partir das 17h
Bilhetes disponíveis até 6 de novembro. Compre aqui https://3cket.com/en/event/primeira-colheita-2026
Junte-se a nós nesta celebração do azeite novo!













































