Depois de reunir cerca de 25 mil visitantes em 2024, a Cidade do Zero está de volta para a sua quarta edição. Nos dias 19 e 20 de setembro, “a cidade mais sustentável do país” instala-se no Parque Eduardo VII, para dar a conhecer e experimentar soluções para viver de forma mais sustentável e inclusiva. Com entrada gratuita, uma nova localização, novas experiências e uma área de 15 mil metros quadrados, a Cidade do Zero 2026 promete ser a maior de sempre.
Durante dois dias, e com o objetivo de mostrar como seria viver numa cidade verdadeiramente sustentável e inclusiva, o Parque Eduardo VII transforma-se numa “mini-cidade” dedicada à sustentabilidade. Os visitantes poderão descobrir projetos inovadores, participar em workshops, palestras, debates, oficinas de reparação, showcookings e atividades em família, além de explorar um mercado de marcas e organizações comprometidas com a responsabilidade ambiental e social e participar num mercado de trocas. Porque, na Cidade do Zero, a sustentabilidade aprende-se na prática.
“A Cidade do Zero quer mostrar que a sustentabilidade não é um conceito distante nem reservado a especialistas. Já existem milhares de pessoas, projetos e empresas a criar soluções inspiradoras em Portugal, e este evento é uma oportunidade para as descobrir, experimentá-las e perceber que todos podemos fazer parte dessa mudança“, afirma João Barreiros, da organização da Cidade do Zero.
Mais do que um evento, a Cidade do Zero afirma-se como um espaço de encontro entre pessoas, projetos e organizações que acreditam que um futuro mais sustentável se constrói através da partilha de conhecimento, da experimentação e da ação.
Ao longo do fim de semana, as diversas atividades abordarão temas como alimentação, economia circular, biodiversidade, consumo responsável, energia, reparação, reutilização e participação cívica, mostrando como pequenas mudanças podem gerar um impacto positivo no dia a dia.
A decorrer na Semana Europeia da Mobilidade, o tema da mobilidade será, naturalmente, um dos grandes destaques desta edição. Entre as várias iniciativas que irão convidar crianças, jovens e adultos a experimentar formas mais sustentáveis de circular e viver a cidade, a Cidade do Zero estabelece uma parceria com a GIRA e a Lime, que permitirá aos visitantes utilizar gratuitamente bicicletas e trotinetes partilhadas durante o fim de semana do evento. “Assim, a viagem até à Cidade do Zero torna-se, também ela, parte da experiência”, explica João Barreiros.
Entre as novidades desta edição destaca-se, ainda, a microquinta de permacultura. Um espaço vivo com árvores de fruto, horta, galinhas e uma zona dedicada à compostagem, onde será possível conhecer, de forma prática, alguns dos princípios da agricultura regenerativa, dos ciclos naturais e da produção alimentar.
O habitual mercado dedicado a projetos e marcas comprometidos com a sustentabilidade, volta a marcar presença nesta edição, reunindo marcas de moda, cosmética, calçado, joalharia ou decoração, entre outras, assim como o mercado de trocas e uma zona de restauração, que este ano crescem em dimensão. Haverá, ainda, sessões de stand-up comedy, diversas atividades para crianças e famílias e novas propostas pensadas tanto para quem já adotou um estilo de vida mais sustentável, como para quem procura dar os primeiros passos nessa mudança.
A programação completa da Cidade do Zero será anunciada muito em breve, mas já é certo que incluirá dezenas de palestras e debates com especialistas em áreas como clima, mobilidade, energia, construção e economia verde, entre muitas outras. O programa contará ainda com workshops, showcookings, bem como oficinas de reparação de pequenos eletrodomésticos, vestuário e outros objetos.
Ao contrário dos anos anteriores, a grande maioria das atividades não requer inscrição prévia, bastando aparecer para participar. Quem pretender, poderá, no entanto, assinalar a sua presença no site da Cidade do Zero, o que permitirá guardar automaticamente o evento na agenda, garantindo a receção de todas as novidades sobre a iniciativa. Mais informações sobre o evento em www.cidadedozero.pt e no Instagram (@cidadedozero).












































