Especialistas internacionais discutiram o futuro da alimentação na maia

Especialistas internacionais discutiram o futuro da alimentação na maia

No passado mês de junho, o Centro de Conferências da Sonae, na Maia, foi palco da Conferência “The Future of Food – Envisioning our Food Systems” e juntou operadores de retalho, nacionais e internacionais, investigadores e empreendedores, para discutir os desafios e oportunidades do futuro da alimentação.

A iniciativa, de dois dias, compreendeu apresentações, painéis de debate e workshops sobre temas tão variados como a economia circular, nutrição, ciência alimentar e logística e, para além de ter aberto novos horizontes sobre o futuro da alimentação, contribuiu para a partilha de conhecimento e para a aproximação dos atores do setor alimentar presentes. No encontro ficou demonstrado que os fenómenos da atualidade – globalização, mudanças climáticas, alteração de centros económicos, desenvolvimento tecnológico, etc – vão motivar alterações profundas dos sistemas alimentares que conhecemos. Para enfrentar estes desafios, os especialistas presentes apontaram o reforço da colaboração entre os agentes da cadeia de valor como uma das soluções possíveis.

Estabelecendo um horizonte para o futuro, os presentes na Conferência foram unânimes em afirmar que as alterações dos sistemas alimentares passarão, sobretudo, pela aposta na investigação aplicada, pela tomada de decisões com base cientifica, pela valorização de resíduos e pela integração de novas tecnologias no sistema alimentar. A agricultura urbana, designadamente vertical, será também uma realidade mais presente.

O futuro da alimentação passará igualmente pela introdução e crescimento de adoção de novas fontes de proteína, pelo desenvolvimento de alimentos de substituição de refeições, pela nutrição personalizada e pela aposta na economia circular, que valorize excedentes, diminua a pressão sobre os recursos da biosfera e contribua para a luta contra a fome e a má nutrição.
A Conferência foi organizada pela Sonae MC, em colaboração com diversos parceiros internacionais, como a Vision 2020, Business France, ICEX Espanha e a Rede de Ciência e Inovação do Reino Unido (UK Foreign Office).

Nuno Lopes Gama, Head of Innovation & Future Tech na Sonae, afirma que

“a Conferência foi um sucesso, pois, para além de ter conseguido reunir atores, de primeiro plano, representativos dos diferentes sistemas intervenientes na temática, foi um espaço privilegiado de construção e reforço da nossa rede colaborativa e será, com toda a certeza, um primeiro passo para o desenvolvimento de projetos partilhados de investigação, desenvolvimento e inovação, que nos ajudarão a construir o futuro da alimentação em que acreditamos e estamos apostados.”

 

 

Sobre Sonae:

Sobre a Sonae MC A Sonae MC, líder do mercado nacional no Retalho Alimentar, conta com um conjunto de formatos de negócio distintos: Continente (hipermercados), Continente Modelo e Continente Bom Dia (supermercados de conveniência), Meu Super (lojas de proximidade), Bom Bocado, Bagga (cafetarias e restaurantes), Note! (livraria/papelaria), Well’s (saúde, bem-estar e ótica) e ZU (produtos e serviços para cães e gatos). Mais recentemente, e apostando na liderança nas áreas da saúde e bem-estar, abriu o primeiro supermercado especializado em alimentação saudável – Go Natural.

Comente este artigo
Anterior Farm Council: Agricultural trade concessions to Ukraine adopted
Próximo Da monocultura à multifuncionalidade da floresta

Artigos relacionados

Comunicados

Projecto Melhor Eucalipto em Mortágua e Castelo Branco

Os técnicos do Projecto Melhor Eucalipto estarão na Expomortágua entre os dias 25 e 28 de Maio. Em Castelo Branco acontece mais uma sessão de informação a 1 de Junho.
Mortágua e Castelo Branco são as duas próximas paragens do Projecto Melhor Eucalipto, um projecto que tem como objectivo comunicar as melhores práticas utilizadas pela indústria na gestão dos seus eucaliptais a técnicos e produtores florestais. […]

Comunicados

Press release – MEPs and ministers strike informal deal to ban deep sea fishing below 800 metres – Committee on Fisheries

MEPs and ministers struck a deal on a ban on fishing below a depth of 800 meters in the North-East Atlantic. The ban, agreed on Thursday afternoon, will apply to bottom trawling and would also restrict deep-sea fishing to the area where it took place between 2009 and 2011. […]

Comunicados

Frutas, legumes e flores portugueses vão alcançar 2000M€ em exportações até 2020- PR

O compromisso surgiu em 2015, ano em que Portugal foi nomeado o país parceiro da maior feira de frutas e legumes do mundo. Nesse ano a Portugal Fresh decidiu empenhar-se em contribuir decisivamente para que o sector atinja 2.000 milhões de euros em exportações de frutas, […]