[Fonte: UÉvora] O Encontro Anual das Ciências do Solo – 2019 (EACS 2019) vai realizar-se na cidade de Beja em 17 de junho, “Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação” e em que se comemoram os 25 anos da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação – United Nations Convention to Combat Desertification (UNCCD). Desta forma a Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS) associa-se à Comissão Nacional de Coordenação de Combate à Desertificação (CNCCD) para a comemoração e promoção desta importante e, cada vez mais, premente temática para o nosso país.
As profundas alterações do uso da terra a que se tem assistido na região Alentejo, em especial desde a conclusão da barragem de Alqueva, constituem um quadro regional privilegiado para a apresentação e discussão das múltiplas contribuições que as Ciências do Solo podem dar, não só para o aproveitamento e rentabilização da terra, mas, também, para o combate à desertificação e à promoção do objetivo de neutralidade da degradação da terra adotado pela UNCCD. A sustentabilidade dos novos sistemas de regadio do Alentejo, a par de outros sistemas e regiões, depende do aprofundamento do conhecimento sobre os solos que os sustentam e do desenvolvimento de soluções de gestão capazes de manter a qualidade deste recurso a longo prazo. A manutenção das funções do solo é indispensável para assegurar a sustentabilidade ambiental, económica e social dos sistemas de exploração da terra e, portanto, também para fortalecer a sua resistência e resiliência aos processos de desertificação. O EACS 2019 permitirá a apresentação e discussão de vários exemplos de estudos sobre os recursos do solo e sobre metodologias que visam a sua gestão sustentável.
O EACS 2019 terá ainda um atrativo adicional – a colaboração da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) que promove o evento técnico-científico “A Água, a Agricultura e a Conservação do Solo”, no qual a SPCS também colabora e que se realizará igualmente em Beja, em 18 de junho, dia seguinte ao EACS 2019.
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva, S.A. (EDIA) participa e dá um apoio especial a ambos os eventos, nomeadamente, acolhendo-os nas suas instalações.