A EcoX, a primeira marca a nível mundial a fazer a valorização de um resíduo – óleo alimentar – para obtenção de produtos de limpeza upcyling, mediu o impacto da sua atividade no planeta ao longo de 2023.
Dos dados analisados importa destacar a valorização de 6000L de óleo alimentar usado, que originaram a comercialização a granel de mais de 55 toneladas de detergentes EcoX. A comercialização a granel, um dos focos essenciais da marca, permitiu evitar ainda o uso de 65.000 embalagens single-use.
Ao longo de 2023, o tratamento e a reutilização dos óleos alimentares usados permitiu proteger de contaminação mais de 4M de litros de água e evitou a emissão de 7986.68 Kg de CO2 para a atmosfera.
Todos os produtos da marca, que integra o grupo português MSTN, são sustentáveis, biodegradáveis, vegan e podem ser adquiridos a granel, nas mais de 200 lojas parceiras da marca. Aliás, a venda granel é estrutural na estratégia comercial da EcoX, sendo o objetivo para 2024 chegar a mais lojas para uma maior proximidade com o público-alvo, alargando a oferta em Espanha e a presença a mais países.
Os detergentes sustentáveis e biodegradáveis têm vindo a ocupar lugar de destaque nas preferências dos consumidores portugueses, em linha com as tendências internacionais. Para 2024, a EcoX prevê alcançar um volume de negócios na ordem dos 500 mil euros.
A transformação do óleo alimentar usado em detergentes ecológicos é um dos pontos diferenciadores desta marca 100% portuguesa, direcionada para o consumo doméstico e profissional.
Sobre a EcoX:
Nascida de uma start-up alojada na Universidade de Coimbra, a EcoX foi criada com o objetivo de repensar a forma como os detergentes são obtidos, bem como o modelo tradicional de comercialização dos mesmos. É desta vontade de transformar todo o “status quo” associado à produção e à comercialização dos detergentes, que nasce a EcoX: marca focada na obtenção de produtos a partir da economia circular, que são comercializados dentro do mesmo espírito sustentável e amigo de ambiente, com foco na venda a granel.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.