Empresa organizadora do evento prepara agora uma nova feira no Brasil Ess�ncia do Vinho – Porto aumentou a notoriedade internacional
Terminou este domingo a nona edição do Ess�ncia do Vinho-Porto, com um n�mero de visitantes id�ntico ao da anterior edição, cerca de 20.000. Ao longo de quatro dias, o Pal�cio da Bolsa apresentou 3.000 vinhos para degusta��o, de mais de 350 produtores representados, nacionais e estrangeiros, a que se somou um intenso programa de provas tem�ticas e ainda nova elei��o do �TOP 10 Vinhos Portugueses� e a consagra��o dos �Melhores do Ano�, no vinho e na gastronomia, pela revista WINE – A Ess�ncia do Vinho.
Outro dado importante passou pelo aumento do n�mero de visitantes estrangeiros, este ano na ordem dos 15%, ou seja, quase 3.000 pessoas que passaram pelo Pal�cio da Bolsa foram de diferentes nacionalidades.
�Esse � um dado que muito nos orgulha e que vem comprovar o facto de o Ess�ncia do Vinho-Porto se encontrar em afirma��o crescente no calend�rio europeu dos principais eventos relacionados com vinho. Reflete ainda o incremento do apoio � divulga��o que a C�mara Municipal do Porto realizou, ajudando-nos a promover o evento de uma forma muito efectiva, nomeadamente em todos os postos de turismo da cidade�, refere Nuno Botelho, director da empresa Ess�ncia do Vinho que, a par da Associa��o Comercial do Porto, organiza a iniciativa.
�Contribui certamente para esse aumento de notoriedade internacional o facto de o Ess�ncia do Vinho-Porto ter voltado a apresentar uma conceituada comitiva internacional de jornalistas, sommeliers e l�deres de opini�o em vinho, de 11 nacionalidades diferentes, que elegeram o �TOP 10 Vinhos Portugueses�, em parceria com a ViniPortugal. E � ainda curioso que, além desses elementos, outros Media internacionais e de outros países tenham noticiado a realiza��o do evento e alguns até se deslocado ao Pal�cio da Bolsa para realizar reportagens�, sublinha Nuno Pires, Também director da Ess�ncia do Vinho.
Agora, o Brasil
A pr�xima etapa da empresa Ess�ncia do Vinho, l�der em Portugal na organiza��o e produ��o de eventos enogastron�micos, tem o Brasil como palco.
De 20 a 22 de Março, a rec�m constitu�da Ess�ncia do Vinho Brasil organiza a �Brasil International Wine Fairá, uma feira internacional de vinhos que está inclu�da na 24� edição da �Super Rio Expofood�, um do mais importantes certames de alimentos, produtos alimentares e equipamentos da Am�rica Latina, com previsão de 55.000 visitantes, maioritariamente empres�rios e profissionais ligados � restaura��o, hotelaria e supermercados.
Com a constitui��o da Ess�ncia do Vinho Brasil, a Ess�ncia do Vinho afirma o trajecto de internacionaliza��o que j� havia encetado nos �ltimos anos, refor�ando agora a aposta na sexta principal economia do mundo, a mais pujante de toda a Am�rica Latina e ainda com um enorme potencial de crescimento em matéria de consumo de vinho.
�O consumo per capita de vinho no Brasil � ainda escasso, cerca de 2 litros. Se pensarmos que o Brasil � um país com quase 200 milhões de potenciais consumidores de vinho e em que todos os estudos apontam para um crescimento inevit�vel desse consumo, a curto e m�dio prazo, facilmente se percebe a nossa op��o�, refere Nuno Botelho.
�não devemos ainda esquecer que o Brasil � j� um dos principais destinos de exportação dos vinhos portugueses. Em 2011, a importa��o de vinhos portugueses no Brasil foi de 8,58 milhões de litros, tendo registado um crescimento de 6,5%. Portugal está assim na quarta posi��o entre os países preferidos pelo consumidor brasileiro para vinho engarrafado (liderando no segmento do vinho a granel), j� muito perto do terceiro país, a It�lia, sendo que o Chile e a Argentina ainda continuam nas duas primeiras posi��es. A Ess�ncia do Vinho Brasil quer ajudar os produtores de vinho e as marcas portuguesas a refor�arem o posicionamento no Brasil, sendo que o nosso conhecimento daquele mercado, a rede de contactos j� estabelecida e a nossa experi�ncia são importantes mais valias para conseguirmos corresponder �s exigentes expectativas que o mercado brasileiro coloca�, reitera Nuno Pires.
A �Brasil International Wine Fairá será o primeiro evento organizado pela Ess�ncia do Vinho Brasil, estando j� na agenda a organiza��o e produ��o de outras iniciativas, não apenas no Rio de Janeiro, mas Também em são Paulo e em outras capitais estaduais do Brasil. De igual modo, a publicação mensal especializada em vinho e gastronomia detida pela Ess�ncia do Vinho, a revista WINE – A Ess�ncia do Vinho, terá distribui��o refor�ada no mercado editorial brasileiro.
Fonte: EV | COMUNICAR ESS�NCIA
|
Apontadores relacionados: |
Artigos |
-
Agronotícias (18/02/2012) – J� � conhecido o �TOP 10 Vinhos Portugueses�, eleito no Ess�ncia do Vinho-Porto
-
Agronotícias (16/02/2012) – Ess�ncia do Vinho – Porto inaugura esta quinta-feira, �s 15h
|
S�tios |
|
|
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|
|